Estágio - Assistência de Enfermagem à Criança Hospitalizada

2024/1 - Turma 1214

Ementa

Proporciona ao acadêmico a vivência com a criança e adolescente hospitalizados, prestando-lhes a assistência Integral de Enfermagem quanto às suas necessidades humanas básicas e especializadas, desde o momento de sua admissão até a alta hospitalar e reintegração na comunidade, pela aplicação dos conteúdos teóricos, visando à promoção da saúde. Vivenciar o processo gerencial de uma unidade de internação hospitalar e/ou Emergência Pediátrica e/ou UTI Pediátrica e/ou UTI Neonatal desde o planejamento, organização, execução, controle e avaliação dos processos de trabalho, envolvendo a gerência da assistência de enfermagem e suas inter-relações setoriais e organizacionais.

Competências

Praticar ações de enfermagem nos diferentes cenários da prática profissional por meio do processo de enfermagem, da sistematização da assistência de enfermagem e de um sistema de classificação/taxonomia enquanto tecnologia do processo de enfermagem, com foco nos processos de viver e morrer, e nas necessidades de saúde individual, coletiva e comunitária, considerando a legislação e as políticas de saúde vigentes;
Desenvolver ações gerenciais de diagnóstico, planejamento, organização, logística, gerenciamento, monitoramento e avaliação no processo de trabalho em Enfermagem e nos serviços de enfermagem e saúde, utilizando os instrumentos gerenciais que qualificam o cuidado de enfermagem e assistência à saúde possibilitando o controle e a participação social, fundamentados em modelos de Enfermagem;
Reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a promover condições dignas de vida e garantir a integralidade do cuidado de enfermagem, entendido como conjunto de ações articuladas e contínuas dos serviços;
Desenvolver o processo de enfermagem como orientador do cuidado humano, sustentado no raciocínio clínico.
Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional, assumindo a responsabilidade e compromisso com os processos de educação permanente para a equipe e futuros profissionais.

Objetivos

GERAL: Proporcionar aos acadêmicos de enfermagem vivências na atenção terciária em saúde, através das ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
ESPECÍFICO(S):
Desenvolver competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
Oportunizar posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de
decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Propiciar a vivência em ações de gerenciamento e administração tanto nos recursos humanos quanto dos recursos físicos e materiais e de informação.

Programa

Processo de Enfermagem e Exame físico
Distúrbios respiratórios, neurológicos, neoplásicos, gastrointestinais, sistema urológico, cardiológicos e endócrinos,
Segurança do paciente
Medicamentos em Pediatria
Emergências pediátricas
Morte encefálica
Violência, Inclusão social
Calendário vacinal

Metodologia

Metodologia
Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. As atividades serão realizadas a partir do acompanhamento diário no local de estágio garantindo o exercício dos processos de enfermagem e sistematização necessários para o cuidado, serão realizados todas os procedimentos de responsabilidade do enfermeiro sempre com a supervisão direta do preceptor de estágio. Será de responsabilidade do professor orientador de estágio fomentar as atividades de leituras e realização de estudos de caso, implementação de projetos quando solicitadas com base nos casos clínicos observados na assistência.


Avaliação

Avaliação da aprendizagem consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor da sua aprendizagem, por tanto deve e ser feita de forma gradual, formativa, diagnóstica.
A avaliação segue em acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto RESOLUÇÃO CONSEPE 891/ 25/10/2023.
-Diária, contínua, processual,( formativa) quantitativa e qualitativa, avaliando a capacidade de correlacionar teoria-prática, habilidades técnicas, postura, iniciativa, frequência/assiduidade, pontualidade, capacidade de resolução de problemas, comportamento ético. O aluno que não atingir a média final seis (6,0) estará automaticamente reprovado, devendo repetir o estágio, conforme normas de estágio. Haverá avaliação formativa diária.
As avaliações serão realizadas no estágio se dará diariamente através das atividades desenvolvidas, História clinica, educação permanente.
G1: A Avaliação Grau um (G1) no semestre,
G2: A Avaliação Grau dois (G2) no semestre
Resultado matemático (somatório) das Média Parcial (MP): G1+G2*2/3 . A sua divulgação acontece na última semana do semestre letivo. Sendo aprovado o alunos que atingirem média 6,0 (seis) pontos MP: (Média Parcial )

Bibliografia

Básica

Bibliografia
Básica
SMELTZER, Suzanne C. Brunner e Suddarth. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 9ª edição,Rio de Janeiro: Guanabara Kugan, 2009.
ALMEIDA, F. A.; SABATÉS, A. L. Enfermagem Pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. São Paulo: Manole, 2008. (BIBLIOTECA VIRTUAL ULBRA)
ANCONA Lopez, Fábio. Terapêutica em pediatria. 2° ed. Barueri, Sp: Manole, 2012 (BIBLIOTECA VIRTUAL ULBRA)

Complementar
CHAUD, Massae Noda. et al. O cotidiano da prática de enfermagem pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2006
NANDA INTERNACIONAL. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: Trad. GARCEZ Regina M. Artmed, Porto Alegre, 2015.
CHAUD, Massae Noda. et al. O cotidiano da prática de enfermagem pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2006.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de atenção básica nº33. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. 1ª ed. Brasília, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf (DOCUMENTO ELETRÔNICO)
MACHADO, Adão; BARROS, Elvino. Antimicrobianos em pediatria: consulta rápida. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

Complementar

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Enfermagem
Período: 10
Carga Horária: 76h
Horário: EST
Sala: