Estágio - Assistência de Enfermagem ao Adulto e Idoso Hospitalizado

2024/1 - Turma 1222

Ementa

Competências

1.Promover ações que favoreçam o desenvolvimento profissional permanente, frente à complexidade das necessidades de saúde individual e coletiva e as mudanças no processo de trabalho em enfermagem e saúde.
2.Assegurar que a prática do enfermeiro seja realizada de forma integrada e contínua com os demais profissionais e trabalhadores de saúde e nas instâncias do Sistema Único de Saúde, visando o trabalho colaborativo em equipe, a amplitude da cidadania e a qualidade do cuidado de enfermagem.
3.Desenvolver o processo de enfermagem como orientador do cuidado humano, sustentado no raciocínio clínico.
4.Operacionalizar ações de promoção, diagnóstico, prevenção de riscos e agravos, proteção e manutenção no processo saúde-doença, tanto em nível individual quanto coletivo, considerando, não só os modelos clínico e epidemiológico, bem como a complexidade das necessidades da saúde humana.
5.Desenvolver o processo de enfermagem como orientador do cuidado humano, sustentado no raciocínio clínico.
6.Realizar análise crítica de diferentes fontes, métodos e resultados, com vistas a avaliar evidências e boas práticas de cuidado de enfermagem e saúde, gestão e gerenciamento e educação em enfermagem e saúde.

Objetivos

GERAL:
Capacitar o acadêmico a atuar na assistência de enfermagem, com domínio correto das técnicas e procedimentos, bem como saber as prioridades de atendimentos, visando minimizar danos já ocorridos à saúde do paciente; discutir sobre formas adequadas de atendimento bem como a prevenção dos mesmos.
ESPECÍFICO(S):
-Relacionar teoria e prática;
-Estabelecer plano de promoção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo em situações clínicas, cirúrgicas e críticas;
-Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as necessidades do indivíduo;
-Desenvolver conhecimentos sobre os métodos de assistência;
-Gerenciar situações de conflito;
-Desenvolver visão sistêmica.

Programa

Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso em situação clínica, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências.

Metodologia

Assistência de Enfermagem nas unidades de atendimento ao adulto e idoso hospitalizado que oportunizam também reconhecimento das rotinas das unidades hospitalar, a organização dos serviços de enfermagem, a atuação do enfermeiro como líder de equipe. O estágio será realizado de segunda a sexta no turno da tarde com supervisão direta de um Preceptor (a) e com orientação de um professor.
No ambiente hospitalar o aluno fará parte da equipe de enfermagem realizando as atividades pertinentes ao enfermeiro desde a sistematização de enfermagem até procedimentos específicos.

Avaliação

avaliação da aprendizagem consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor da sua aprendizagem, por tanto deve e ser feita de forma gradual, formativa, diagnóstica.
A avaliação segue em acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto RESOLUÇÃO CONSEPE 891/ 25/10/2023.
-Diária, contínua, processual,( formativa) quantitativa e qualitativa, avaliando a capacidade de correlacionar teoria-prática, habilidades técnicas, postura, iniciativa, frequência/assiduidade, pontualidade, capacidade de resolução de problemas, comportamento ético. O aluno que não atingir a média final seis (6,0) estará automaticamente reprovado, devendo repetir o estágio, conforme normas de estágio. Haverá avaliação formativa diária.
As avaliações serão realizadas no estágio se dará diariamente através das atividades desenvolvidas, História clinica, educação permanente.
G1: A Avaliação Grau um (G1) no semestre,
G2: A Avaliação Grau dois (G2) no semestre
Resultado matemático (somatório) das Média Parcial (MP): G1+G2*2/3 . A sua divulgação acontece na última semana do semestre letivo. Sendo aprovado o alunos que atingirem média 6,0 (seis) pontos MP: (Média Parcial )

Bibliografia

Básica

MENNA-BARRETO, S.; VIEIRA, S. R. R.; PINHEIRO, C. T. S. Rotina em Terapia Intensiva. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
PADILHA, K. G. et al. Enfermagem em UTI: cuidando do paciente crítico. Barueri: Manole, 2010. (BIBLIOTECA VIRTUAL ULBRA)
SMELTZER, S.C; BARE, B.G. Brunner e Suddarth: Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2009.

Complementar

PEDROSO, Enio Roberto Pietra; OLIVEIRA, Reynaldo Gomes de. Blackbook-Clínica Médica.1ª Ed. Belo Horizonte: Bloackbook Editora, 2007.
NANDA INTERNACIONAL. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: Porto Alegre: Artmed, 2015
CINTRA, Eliane de Araújo. Assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo. São Paulo: Atheneu, 2008.
MORAES, E. N. et al. Avaliação multidimensional do idoso. Curitiba: Secretaria do Estado da Saúde do Paraná
[SESA], 2017. Disponível em: <http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Apostila_Idoso241017.pdf> (DOCUMENTO ELETRÔNICO)
FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida; TONINI, Teresa (org.). Gerontologia: atuação da enfermagem no processo de envelhecimento. 2º Ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.
MALAGUTTI, W. (Org.). Cuidados de Enfermagem em Geriatria. Rio de Janeiro: Rubio, 2013. Disponível em:
https://issuu.com/editorarubio/docs/issuu-_cuidados_de_enfermagem_em_ge (DOCUMENTO ELETRÔNICO)

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Enfermagem
Período: 10
Carga Horária: 76h
Horário: EST
Sala: