ESTÁGIO - ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA FAMÍLIA E COLETIVIDADE

2024/1 - Turma 1223

Ementa

Competências

Ao final do estudo desta disciplina o educando deverá ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, de forma crítico-reflexiva, proporcionando o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceituais, nos campos do cuidado e do gerenciamento da assistência de enfermagem sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes.

Objetivos

.. Ser capaz de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
2. Realizar sua prática de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.
3. Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
4. Ser capaz de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
5. Possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
6. Ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
7. Estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
8. Estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
9. Ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.
10.Ser capazes de aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

Programa

Consulta de HA/DIA;
Consulta de Pré Natal;
Consulta de PCCU
Visita domiciliar
Sala de espera
Atividade do SIAB
Apresentação do SIS Pré- natal
Notificação de agravos
Consulta de Hanseníase
Consulta de Tuberculose
Consulta de Puericultura
Consulta de resultado de PCCU
Consulta de planejamento familiar
Investigação epidemiológica
Apresentação de estudo de caso ou outra atividade para debate ou discussão

Metodologia

avaliação da aprendizagem consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor da sua aprendizagem, por tanto deve e ser feita de forma gradual, formativa, diagnóstica.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos
A avaliação segue em acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto RESOLUÇÃO CONSEPE 891/ 25/10/2023.
O componente curricular Enfermagem na Saúde Coletiva, correspondente à categoria Curricularização da Extensão ( 73) , segue o sistema a seguir:
-Diária, contínua, processual,( formativa) quantitativa e qualitativa, avaliando a capacidade de correlacionar teoria-prática, habilidades técnicas, postura, iniciativa, frequência/assiduidade, pontualidade, capacidade de resolução de problemas, comportamento ético. O aluno que não atingir a média final seis (6,0) estará automaticamente reprovado, devendo repetir o estágio, conforme normas de estágio. Haverá avaliação formativa diária.
As avaliações serão realizadas no estágio se dará diariamente através das atividades desenvolvidas, História clinica, educação permanente.
G1: A Avaliação Grau um (G1) no semestre,
G2: A Avaliação Grau dois (G2) no semestre
Resultado matemático (somatório) das Média Parcial (MP): G1+G2*2/3 . A sua divulgação acontece na última semana do semestre letivo. Sendo aprovado o alunos que atingirem média 6,0 (seis) pontos MP: (Média Parcial )

Avaliação

Diária, contínua, processual,( formativa) quantitativa e qualitativa, avaliando a capacidade de correlacionar teoria-prática, habilidades técnicas, postura, iniciativa, frequência/assiduidade, pontualidade, capacidade de resolução de problemas, comportamento ético. O aluno que não atingir a média final seis (6,0) estará automaticamente reprovado, devendo repetir o estágio, conforme normas de estágio. Haverá avaliação formativa diária.

Bibliografia

Básica

Pereira, Mauricio Gomes. Epidemiologia. Reimpressão. Rio de janeiro. Guanabara Koogan. 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas. Cadernos de Atenção Básica. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar: Manual Técnico. 2.ed. Brasília, DF. 2007.
BERTOLLI FILHO, Claudio. História da saúde pública no Brasil. 4.ed.2008
MUNARI, Denize Bouttelet. Enfermagem e grupos. Goiânia: AB. 1997.
KAWAMOTO, Emilia Emi. Enfermagem comunitária. São Paulo: EPU. 1995.

Complementar

Manual de Hanseníase, MS. Brasília .2003. Complementar Manual de Tuberculose . MS. Brasília , 2003.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual ténico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília, 2005.

Material Digital

http://www.saude.gov.br/saudemental;
http://www.cebrid.org.br;
http://www.senad.gov.br;
http://www.abrasco.org.br;
http://www.osm.org.br/osm;
http://www.uniad.org.br/index.php;
http://www.abrasme.org;

Informações da Turma
Curso
Enfermagem
Período: 9
Carga Horária: 190h
Horário: EST
Sala: