Gestão Aplicada à Enfermagem

2024/1 - Turma 1200

Ementa

Abrange conceitos e práticas de gestão na área da enfermagem, incluindo planejamento, organização, liderança, controle e tomada de decisões para otimizar a prestação de cuidados de saúde, promovendo eficiência e qualidade nos serviços.

Competências

Reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a promover condições dignas de vida e garantir a integralidade do cuidado de enfermagem, entendido como conjunto de ações articuladas e contínuas do serviço.
Atuar no processo de busca pela valorização da profissão, participando ativamente das organizações políticas, culturais e científicas da Enfermagem e demais setores da sociedade.
Realizar análise crítica de diferentes fontes, métodos e resultados, com vistas a avaliar evidências e boas práticas de cuidado de enfermagem e saúde, gestão e gerenciamento e educação em enfermagem e saúde.
Desenvolvimento Profissional em Enfermagem;
Assegurar que a prática do enfermeiro seja realizada de forma integrada e contínua com os demais profissionais e trabalhadores de saúde e nas instâncias do Sistema Único de Saúde, visando o trabalho colaborativo em equipe, a amplitude da cidadania e a qualidade do cuidado de enfermagem;
Desenvolver a prática de enfermagem pautada pelo pensamento crítico, promovendo o acolhimento e a comunicação efetiva com usuários, familiares e comunidades;
Reconhecer a comunicação e o acolhimento como tecnologias indispensáveis do processo de trabalho da enfermagem, garantindo a privacidade, confidencialidade e veracidade das informações compartilhadas, na interação com o usuário, profissionais de saúde e o público em geral;
Desenvolver a capacidade de aprender a aprender com os sujeitos participantes, numa perspectiva plural e de respeito às diversidades, considerando o contexto histórico, político, jurídico e ético, com base no respeito à autonomia, saberes e experiências dos sujeitos;
Buscar estratégias e ações para seu desenvolvimento profissional e o reconhecimento da identidade do enfermeiro e sua importância junto às equipes de saúde, promovendo a valorização profissional, desenvolvendo valores de modo a contribuir para o desenvolvimento do respeito e dignificação do trabalho do enfermeiro e da equipe de enfermagem;
Reconhecer as necessidades de desenvolvimento profissional dos profissionais que compõem a equipe de saúde e enfermagem, articuladas às necessidades dos serviços de enfermagem e saúde;
Atuar no processo de busca pela valorização da profissão, participando ativamente das organizações políticas, culturais e científicas da Enfermagem e demais setores da sociedade.

Objetivos

GERAL: Instrumentalizar o enfermeiro para desenvolver o processo de gerenciamento em enfermagem.
ESPECÍFICO(S):
Proporcionar conhecimentos de supervisão e avaliação da assistência; Desenvolver a liderança, comunicação e empreendedorismo e do inter-relacionamento;
Conhecer a estruturação e o funcionamento de uma organização institucional pública e privada;
Compreender e aplicar princípios do gerenciamento nos serviços de enfermagem;
Desenvolver a liderança frente ao processo decisório;

Programa

- Trabalho Gerencial de Enfermagem;
- Liderança em enfermagem
-  Tomada de decisão;
- Gerenciamento de Enfermagem (Gerenciamento de Leitos/ NIR (Núcleo Interno Regulação) /Kanban); Regulação da Assistência Hospitalar/Gestão da Qualidade
-   Indicadores de gestão, indicadores de qualidade.
- Teorias da administração e os serviços de enfermagem (teorias da administração aplicadas a enfermagem)
- Trabalho em equipe e Processo Grupal.
- Administração de recursos materiais na enfermagem;
-  Administração de pessoal da enfermagem (Dimensionamento de pessoal de enfermagem: parâmetros resolução COFEN-543/2017)
-  Escalas de distribuição de pessoal de enfermagem;
- Recrutamento e seleção de pessoal de enfermagem, Alocação de pessoal; Responsabilidades éticas e fiscais.
- Manuais de enfermagem: normas e rotinas, POPs;
- Empreendedorismo na Enfermagem.
- Auditoria em Enfermagem
- Educação continuada
- Os sistemas de informação e sua importância para o gerenciamento das ações de enfermagem

Metodologia

 Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, teatros, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), dentre outras.
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso Enfermagem é organizado considerando a aprendizagem por competências.

Avaliação

Visa fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competência, distribuídos ao longo do período (semestre), a partir dos modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução do CONSEPE Nº 891. A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.
Avaliação de Grau Um (G1), valendo um total de 10,0 pontos, relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2), valendo um total de 10,0 pontos, relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
As notas das avaliações G1 e G2 serão compostas da seguinte forma:
G1 (peso 1): Avaliação individual (6,0)+ Trabalhos (4,0): 10,00
G2 (peso 2): Avaliação individual (6,0) + Trabalhos (4,0): 10,00
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois, dividido por três, calculada da seguinte forma: 𝑀𝑃 =𝐺1 + (𝐺2𝑥2)/3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que não atingirem, nota de, no mínimo 6,0 pontos na MP, poderão realizar o Exame Final (EF), desde que possuam, no mínimo 75% de frequência.
A Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois, dividido por três, utilizando a seguinte fórmula: MF: [MP + (EFx2)]/3.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF, caso deseje aumentar a sua MF.
No Exame Final será aplicado uma avaliação de todo o conteúdo ministrado.
É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0).
A data das provas será de acordo com o calendário acadêmico.


Bibliografia

Básica

1-Rodrigues, Andrea. Bezerra et al;. Guia da enfermagem: rotinas, práticas e cuidados fundamentados /3. ed. – São Paulo: Érica, 2020. DISPONIVEL em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536533544/epubcfi/6/36[%3Bvnd.vst.idref%3Dcap3.xhtml]!/4/2/544/1:60[a%20p%2Cesq]
2- SANTOS, Silva . Alavro; TRALDI, Cristina, Maria. Administração de enfermagem em saúde coletiva /Barueri, sp : manole, 2015. --(série enfermagem e saúde) .DISPONIVEL em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520455241/pageid/5
3-  KURCGANT, PAULINA. Gerenciamento em enfermagem,  3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. Disponivel em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527730198/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/8/13:36[0-0%2C40]

Complementar

1- COMMISSION, Joint .Temas e estratégias para liderança em enfermagem [recurso eletrônico]: enfrentando os desafios hospitalares atuais /  ; tradução Ana Thorell. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2008. DISPONIVEL em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536315690/pageid/0
2- LONDON ,Gustavo.Malagón;  LAVERDE, Gabriel. Pontón; LONDONO,Jairo.Reynales. Gestão hospitalar para uma administração eficaz/-, ;  – 4. ed. –Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.tradução Catia Franco de Santana, Iara Gonzalez Gil. Disponível em : https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527734646/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/42/3:18[%C3%A1fi%2Cca]
3-KRON, Thora. Administração dos cuidados de enfermagem ao paciente : colocando em ação as habilidades de liderança / Thora Kron, Anne Gray. 6. ed. Rio de Janeiro : Interlivros, 1994. 301 p., il.
4- MARQUIS, Bessie .Administração e liderança em enfermagem : teoria e aplicação 2. ed. Porto Alegre : ARTMED, 2002. 556 p. (Série Enfermagem).
5-MOTTA, Ana. Letícia Carnevalli. Normas, rotinas e técnicas de enfermagem . 2. ed. São Paulo : Iátria, 2004. 204 p.

Material Digital

- Resolução COFEN-543/2017 disponível em : http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-COFEN-N%C2%BA-543-2017-completa.pdf
-Resolução COFEN-509/2016 disponível em :  http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/RES.-COFEN-509-2016.pdf

Informações da Turma
Curso
Enfermagem
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala: 417
Professores