Unidades educacionais realizam feiras de ciências

As Escolas Municipais Anne Frank, Henrique Talone, Darci Ribeiro, Tom Jobim e Antônio Gonçalves realizaram nesta terça-feira, 24, suas edições da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia. Todos os trabalhos são voltados para as áreas do conhecimento, contam com a participação de todo o corpo docente e discente e são avaliados por professores da Secretária Municipal da Educação (Semed) Instituto Federação de Educação do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), ITOP, Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Católica e Ulbra.

As Feiras de Ciências das Escolas Municipais de Palmas iniciaram na primeira semana de junho com trabalhos apresentados pelas escolas do campo, quando foram selecionados 10 trabalhos. Esta segunda etapa envolve as demais unidades educacionais do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e prossegue até sexta-feira, 27. A expectativa dos organizadores é selecionar mais 90 trabalhos, que vão participar da 1ª Feira Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit), prevista para acontece no período de 7 a 10 de outubro deste ano.

De acordo com a coordenadora das feiras, a técnica de Semed Monique Wermuth, com a Fecit a educação de Palmas inicia uma nova etapa dentro do ensino integral, com a introdução da Educação Científica como parte do currículo oculto, reforçando o aprendizado sociocultural, fundamental para o engajamento dos alunos nessa nova sociedade, complexa e competitiva.

As categorias e subcategorias atendidas serão: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, com um educador orientador por projeto cabendo ainda um coorientador, onde os projetos podem ser em grupo de três educandos ou individuais, totalizando até 100 projetos.

As Feiras de Ciências foram instituídas no Município pela Portaria/GAb/Semed/nº 0321, de 20 de março de 2014, com o objetivo de investir na formação científica de educandos do Ensino Fundamental e EJA e devem acontecer anualmente no mês de junho, por meio de parceria da Secretaria Municipal da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), instituições de ensino superior e organizações não governamentais.

Fonte: Prefeitura de Palmas