Aurélio Buarque abre jornada científica das escolas municipais de Palmas

A Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, realizou no dia 13 de junho, a 2ª Feira Científica Escolar, dando início às exposições pedagógicas das feiras de ciências das escolas urbanas da rede municipal de ensino de Palmas. As feiras escolares acontecem de 13 a 29 de junho e serão seletivas para a Feira de Ciências Inovação e Tecnologia (Fecit 2016), organizada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A 2ª Feira Científica do Aurélio Buarque, intitulada “Eureka, Espaço e Sustentabilidade Sob o Prisma de Novas Tecnologias”, mobilizou alunos do ensino fundamental das séries iniciais e finais, bem como da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que sob a orientação dos educadores da unidade escolar, conseguiram expor e apresentar 125 trabalhos para a comunidade escolar e local.

Em grupos de três, os alunos desenvolveram a partir de um tema, pesquisas, consultas literárias e eletrônicas e, sob a orientação de professores conselheiros, desenvolveram os trabalhos, registrando em um Diário de Bordo, para sistematizar o planejamento, desenvolvimento e a execução do projeto científico antes da apresentação final.

Um dos expositores da feira, Thiago Magalhães, aluno do 8º ano, que em seu experimento propôs a substituição dos combustíveis fósseis pelo uso do hidrogênio, disse estar feliz em participar do evento. “Estou me sentindo importante, um Einstein do Aurélio Buarque”.

Para o coordenador do evento, professor Adauto Cabral, a realização da 2ª Feira Científica foi um sucesso. “Tivemos uma expressiva participação dos alunos, uma verdadeira demonstração de autonomia, habilidade e competências adquiridas na vida escolar e que se materializaram com a apresentação e socialização dos trabalhos científicos apresentados pelos alunos”. O coordenador destacou que a Feira Científica propôs em síntese, a dinamização da prática do ensino, despertando a capacidade de descobrir novas tecnologias com uso sustentável e equilíbrio ambiental.

Segundo ele, todos os trabalhos foram fundamentados por pesquisa, construção e socialização de conhecimentos escolares, instrumentalizados pelas metodologias científicas do CNPq e, sob o prisma das ciências pedagógicas de temas que envolvem as ciências agrárias, biológicas, exatas, bem como das ciências humanas e da saúde.

De acordo com a coordenação, todos os trabalhos foram avaliados e selecionados por categoria (série/ano), para representarem a unidade escolar na Fecit 2016.

Além dos trabalhos elaborados pelos alunos, o público pôde conferir também o espaço da Sala da leitura e produção de histórias em quadrinhos da turma do 4º ano e o Stand da oficina de teatro do PIBIC – UFTO.

Matéria originalmente publicada no link: http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/educacao/noticia/1502836/aurelio-buarque-abre-jornada-cientifica-das-escolas-municipais-de-palmas/