1 O QUE É O RELATÓRIO DO PROJETO
O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros.
Deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos até os resultados finais do projeto, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no embasamento científico, descrição detalhada de todas as fases de realização, descrição detalhada dos resultados e conclusões sobre o projeto.
Lembre-se que o leitor não participou do seu projeto logo o relatório deve ser redigido de forma detalhada, de modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto e da concepção, estudos realizados até os resultados e a conclusão.
De acordo com a natureza de seu estudo, inclua referências bibliográficas e estatísticas, registros fotográficos, tabelas, diagramas, gráficos, etc., para auxiliar na apresentação das informações.
2 RECOMENDAÇÕES DA FECIT
A FECIT recomenda que o Relatório tenha EM TORNO DE 30 PÁGINAS, mas sua extensão final pode ter mais páginas ou menos páginas.
A estrutura do relatório de projeto é bem próxima da estrutura de monografias acadêmicas.O documento deve ser paginado para facilitar a localização das informações pelo leitor.
Sugerimos que vocês consultem as normas de redação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
3 ESTRUTURA BÁSICA RECOMENDADA DE CONTEÚDO
a) Folha de Rosto com dados de identificação:
b) Dedicatória (Opcional)
c) Agradecimentos (Opcional)
d) Sumário (ordenação dos assuntos com as respectivas páginas)
e) Resumo do projeto
f) Introdução (apresentação e contextualização do projeto)
g) Objetivos e relevância do trabalho (fundamentação teórica, pesquisa temática)
h) Desenvolvimento do projeto (material, métodos, descrição detalhada de procedimentos e testes, cronograma, custos, etc.)
i) Resultados do projeto: (transcrição dos resultados utilizando texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)
j) Conclusões: os seus objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são os seus próximos passos?
k) Referências bibliográficas
l) Anexos (itens não essenciais à compreensão do relatório, mas que o complementam, como fotos, estatísticas adicionais, transcrição de entrevistas, questionários aplicados, etc.)