Dicas para Redação do Relatório do Projeto

1 O QUE É O RELATÓRIO DO PROJETO

O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros.

Deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos até os resultados finais do projeto, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no embasamento científico, descrição detalhada de todas as fases de realização, descrição detalhada dos resultados e conclusões sobre o projeto.

Lembre-se que o leitor não participou do seu projeto logo o relatório deve ser redigido de forma detalhada, de modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto e da concepção, estudos realizados até os resultados e a conclusão.

De acordo com a natureza de seu estudo, inclua referências bibliográficas e estatísticas, registros fotográficos, tabelas, diagramas, gráficos, etc., para auxiliar na apresentação das informações.

 

2 RECOMENDAÇÕES DA FECIT

A FECIT recomenda que o Relatório tenha EM TORNO DE 30 PÁGINAS, mas sua extensão final pode ter mais páginas ou menos páginas.

A estrutura do relatório de projeto é bem próxima da estrutura de monografias acadêmicas.O documento deve ser paginado para facilitar a localização das informações pelo leitor.

Sugerimos que vocês consultem as normas de redação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

3 ESTRUTURA BÁSICA RECOMENDADA DE CONTEÚDO

a) Folha de Rosto com dados de identificação:

  • Título do projeto
  • Instituição
  • Endereço completo da instituição
  • Nome do(s) estudante(s) realizador (es) do projeto (no máximo três (3))
  • Orientador (es) do projeto (orientador e co-orientador)
  • Período de desenvolvimento do projeto (data de início e data do término)
  • Assinatura(s) do(s) estudante(s) e do(s) orientador (es)
  • Número FECIT

b) Dedicatória (Opcional)

c) Agradecimentos (Opcional)

d) Sumário (ordenação dos assuntos com as respectivas páginas)

e) Resumo do projeto

f) Introdução (apresentação e contextualização do projeto)

g) Objetivos e relevância do trabalho (fundamentação teórica, pesquisa temática)

h) Desenvolvimento do projeto (material, métodos, descrição detalhada de procedimentos e testes, cronograma, custos, etc.)

i) Resultados do projeto: (transcrição dos resultados utilizando texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)

j) Conclusões: os seus objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são os seus próximos passos?

k) Referências bibliográficas

l) Anexos (itens não essenciais à compreensão do relatório, mas que o complementam, como fotos, estatísticas adicionais, transcrição de entrevistas, questionários aplicados, etc.)