Histórico

No segundo semestre de 2013 a professora da rede municipal Monique Wermuth Figueras apresentou o Projeto de sua autoria “Educação Cientifica no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Palmas” a Secretaria Municipal de Educação, professora Berenice Fátima Barbosa de Castro Freitas. A secretária, desde o primeiro momento, aprovou a iniciativa e solicitou que a realização das Feiras Científicas Escolares constassem no calendário letivo a partir de 2014, no mês de junho, em todas as modalidades de Ensino da Rede Municipal de Palmas. A partir de então foi apresentado o projeto ao então Secretário do Desenvolvimento Econômico e Emprego, Ciência e Tecnologia Dr. Luís Carlos Borges da Silveira, Secretaria esta que passou a ser parceira na realização da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia, FECIT Palmas, primeira feira organizada por secretarias da Prefeitura de Palmas.

Em novembro de 2013 foi realizada formação, com carga horaria de 8 horas, em cinco setores, para professores representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Palmas, ministrado pelos professores Monique Wermuth Figueras, Omar Raimundo de Paula Teixeira e Solange Alves Oliveira.

Em 2014 houve uma mudança do secretário da Sedem, assumindo a secretaria a Sr.ª Cleide Brandão que deu continuidade no apoio a FECIT.

Em fevereiro de 2014 a pedido dos professores da Educação de Jovens e Adultos -EJA foi realizada uma formação de 4 horas sobre feiras cientificas escolares, ministrado pelas professoras Monique Wermuth Figueras e Solange Alves Oliveira.

Em março foi publicado no D.O. nº 978 de 31 de março de 2014 o qual “Institui a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Palmas”. Constituiu-se então o Comitê Científico da FECIT Palmas, tendo como parceiros o IFTO, UFT, CEULP/ULBRA, ITOP e Faculdade Católica. À partir de 01 de abril de 2014 esse Comitê passou a realizar reuniões ordinárias semanais, na sede da Sedem. Fazem parte desse comitê os seguintes profissionais:

  • SEMED: Monique Wermuth Figueras (Presidente do Comitê Científico), Solange Alves Oliveira (Coordenadora da FECIT) e Ana Cláudia Rodrigues Sena e Silva
  • SEDEM: Romão Miranda Vidal; Omar Raimundo de Paula Teixeira; Alex Sandro Lima Batista.
  • CEULP/ULBRA: Cássia Regina de Lima
  • IFTO: Ana Jaimile da Cunha
  • ITOP: Kyldes Batista Vicente
  • FACTO: André Pugliese da Silva
  • UFT: Marco Antônio Baleeiro Alves (Coordenador do Seminário)

As referências para o início dos trabalhos do Comitê Científico foram retiradas do site da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, FEBRACE, por se tratar de um evento de renome nacional e internacional, que ocorre em âmbito nacional e que visa estimular o jovem cientista, assumindo um importante papel social, incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. A FEBRACE desenvolve, o ano todo, ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país e tem descoberto novos talentos e gerado diversas oportunidades.

As feiras escolares ocorreram nas U.Es da Rede Municipal que possuem o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, no mês de junho, sendo classificados, através de avaliações de professores das Universidades parceiras, in loco, o total de 76 projetos para FECIT.

Ao longo dos primeiros seis meses de atuação o Comitê Científico reuniu-se dezoito vezes, em um processo de crescente amadurecimento que será contínuo, visando a preparação para os próximos anos.