Alunos da Universidade da Maturidade visitam o TCE/TO

Alunos da Universidade da Maturidade visitam o TCE/TO

Direitos dos Idosos foram tema abordado 

“Essa foi uma iniciativa muito acertada, trazer o velho da UFT/UMA para conhecer. A gente só escuta falar, mas não sabe o que é, então hoje, através dessa visita a gente se conscientiza do que é realmente o Tribunal de Contas e como ele funciona”, relata o senhor Severino José Dantas, que participou nesta tarde, 8, juntamente com seus colegas da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins(UMA/UFT), do Programa TCE de Portas Abertas.

 

IMG 7751

 

A visita iniciou na Sessão Plenária, seguiu para o Memorial TCE e finalizou no Instituto de Contas com palestra do Grupo de Extensão de Direito Administrativo da ULBRA (GEDA), coordenado pela professora e auditora de Controle Externo do TCE/TO, Dagmar Gemelli e da Ouvidoria do TCE/TO, com a responsável pelo setor, Caroline Vieira.

IMG 7503

 

Os alunos do GEDA falaram do papel do controle social na administração pública e as formas de atuação dos conselhos de Alimentação Escolar, Assistência Social, Saúde, Educação, Tutelar e em especial dos Direitos da Pessoa Idosa, que esclareceu diversas dúvidas sobre as garantias desse direito, como exemplo o benefício da carteirinha e do Fundo Nacional do Idoso.

IMG 7672

 

Dona Margarete que é a coordenadora da UMA/UFT de Palmas e também membro do Conselho do Idoso veio acompanhando os alunos avaliou a visita. “É muito interessante ter uma aula fora da UMA. É um aprendizado ver como funciona o Tribunal de Contas e conhecer a história, tudo isso é importante para a formação de cada um”, disse.

 

A programação encerrou de forma animada com a música autoral “Sonho do Norte” do senhor Augustinho Batista, aluno da UMA/UFT, que cantou para todos os presentes.

IMG 7763

 

IMG 7777

 

IMG 7773

FONTE: ISCON/TCE.

Publicado em 27/11/2017 por Dagmar Gemelli na categoria Notícias