A tecnologia da informação (TI) está entre as áreas que mais crescem a cada ano. E enquanto foi constatado um aumento progressivo da participação das mulheres no mercado de trabalho de uma forma geral [1], no contexto da TI essa realidade é outra [2].
Essa realidade apresenta um desafio no meio acadêmico que não tem relação com diferenças de aprendizagem entre homens e mulheres, mas com uma circunstância cultural. Para os meninos, desde cedo, são apontadas as possibilidades que surgem com o entendimento de técnicas de computação, enquanto que para as meninas dificilmente essa temática é apresentada como uma perspectiva profissional.
Mas, é possível mudar esse cenário. E o primeiro passo para isso é apresentar a computação às meninas já no ensino fundamental e médio, para que elas tenham os meios necessários para a compreensão de que existem inúmeras possibilidades no campo profissional nessa área.
Sim, mulheres podem criar códigos, podem definir novos paradigmas de programação, podem gerir grandes empresas de tecnologia. Como? Podem começar participando do projeto ItGirls!