O ItGirls é um projeto dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação do CEULP/ULBRA que objetiva inspirar jovens mulheres a participarem da área da Tecnologia da Informação, mostrando que por meio de linguagens de programação e pensamento computacional é possível criar um universo de possibilidades em trabalho, saúde e entretenimento.

SAIBA MAIS

Mulheres na TI

A tecnologia da informação (TI) está entre as áreas que mais crescem a cada ano. E enquanto foi constatado um aumento progressivo da participação das mulheres no mercado de trabalho de uma forma geral [1], no contexto da TI essa realidade é outra [2].

Gráfico Gráfico

Essa realidade apresenta um desafio no meio acadêmico que não tem relação com diferenças de aprendizagem entre homens e mulheres, mas com uma circunstância cultural. Para os meninos, desde cedo, são apontadas as possibilidades que surgem com o entendimento de técnicas de computação, enquanto que para as meninas dificilmente essa temática é apresentada como uma perspectiva profissional.

Mas, é possível mudar esse cenário. E o primeiro passo para isso é apresentar a computação às meninas já no ensino fundamental e médio, para que elas tenham os meios necessários para a compreensão de que existem inúmeras possibilidades no campo profissional nessa área.

Sim, mulheres podem criar códigos, podem definir novos paradigmas de programação, podem gerir grandes empresas de tecnologia. Como? Podem começar participando do projeto ItGirls!

MiniBiografias

Ada Byron Condessa de Lovelace

Marissa Mayer CEO Yahoo!

Local

Ada Byron Condessa de Lovelace (1815 a 1852)

Uma mulher está entre os personagens mais importantes da história da tecnologia. Filha do famoso poeta Lorde Byron, Augusta Ada Byron, mais conhecida como Ada de Lovelace, é a criadora do primeiro programa de computador da história, em meados de 1800. Mesmo sendo incomum para uma menina do século XIX, quando criança Ada estudou Matemática, Música e Ciência, demonstrando desde o início talento para números e linguagens. Por volta dos 17 anos, Ada se tornou pupila de Charles Babbage, conhecido como o pai do computador, e ficou fascinada por suas invenções. Ao traduzir um artigo sobre o mecanismo analítico de Babbage, Ada inseriu suas próprias ideias, descrevendo como os códigos poderiam ser criados e definindo instruções que são usadas na programação de computadores até hoje. Em vida seus feitos foram pouco divulgados, mas, na década de 50 do século XX, suas contribuições no campo da ciência da computação foram descobertas e, a partir daí ela recebeu muitas honrarias. Em sua homenagem, em 1980, o departamento de defesa dos EUA deu o nome de “Ada” a uma linguagem de programação. Desde 2009, na segunda terça feira de outubro é comemorado o “Ada Lovelace Day”, uma data para celebrar as contribuições femininas nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
[Ref.]

Marissa Mayer (CEO Yahoo!)

Presidente e Diretora Executiva (CEO) do Yahoo! e liderou sua aquisição por $ 5 bilhões. Nascida em Wausau, Winconsin, Marissa Mayer se formou com honras na Universidade de Stanford, instituição na qual obteve bacharelado em sistemas simbólicos, área que estuda ciências cognitivas, inteligência artificial e interações humano-máquina. Em seguida, ela obteve um mestrado em ciência da computação e, posteriormente, um doutorado honoris causa concedido pelo Instituto de Tecnologia de Illinois [1]. Entre os anos de 2010 e 2012 foi vice-presidente da Location & Local Services, onde tornou o Google Maps o líder mundial em mapas móveis e navegação. Ainda no Google, assumiu cargos como vice-presidente em Search Products & UX, entre os anos de 2005 a 2010; Gerente de Projetos e Técnica UI Lead, entre os anos de 2001 a 2005; e Engenheira de Produção, entre os anos de 1999 a 2001 [2]. Dentre suas contribuições para a tecnologia da informação (TI), Marissa Mayer contribuiu para o crescimento do Yahoo!, destacando novos produtos para empresa. E com toda experiência Marissa Mayer afirma: “Se você ultrapassar aquela sensação de medo, aquele sentimento de estar correndo um risco, coisas verdadeiramente maravilhosas podem acontecer.”