Normas ABNT em vigor 2017

15/02/2017

Ao contrário do que é propagado em redes sociais como Facebook e Instagram, as normas ABNT não mudam todo ano. Temos observado que nos últimos 3 anos foram divulgadas nestas redes postagens que dizem apresentar as normas para aquele ano, como se a ABNT tivesse publicado alguma atualização, entretanto, a entidade goza de relativa estabilidade quanto a publicação e atualização de suas normas.

Para se ter uma ideia, a última modificação de normas relevante para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e outros trabalhos acadêmicos foi no ano de 2012, com a atualização da norma referente a “Sumários”. Tivemos em 2015 a atualização da norma para "Relatórios Técnicos e/ou Científicos" e em 2016 a atualização da norma para "Publicação Periódica Técnica e/ou Científica", sendo que ambas não interferem no TCC.

Outro ponto importante é que estão sendo criadas e disponibilizadas ferramentas digitais para formatação dos trabalhos. Estamos torcendo para que elas atinjam o grau de qualidade necessário para que possamos utilizá-las com segurança e tranquilidade, entretanto, entre todas as que testamos até o momento, nenhuma foi capaz de formatar adequadamente e, honestamente, ninguém quer perder pontos no TCC por formatação, não é mesmo?

Mas continuamos na torcida e testando-as. Afinal, um bom exemplo é o "Mecanismo Online para Referencia - MORE", desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O conhecemos desde 2009, época em que possibilitava a construção de apenas 5 tipos de referências e trazia alguns pequenos erros, mas começamos a recomendá-la aos acadêmicos em 2013, quando notamos que estava disponibilizando todos os principais tipos de referências e os construía sem erros.

Assim que estas novas ferramentas estiverem funcionando com qualidade, iremos divulgá-las e recomendá-las aqui no LAIC. Até lá, seguimos com as práticas atuais.

Para saber quais normas estão em vigor e quando foram atualizadas, veja arquivo no nosso link “Materiais” ou acesse o "Catálogo ABNT" e pesquise pelo Comitê “ABNT/CB-014 Informação e Documentação”.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

CEULP/ULBRA