Termos Técnicos em Anatomia

 

 

Em Anatomia Humana, utiliza-se a adoção de uma posição padrão fixa, invariável, denominada de posição anatômica. A razão que levou os anatomistas a estabelecerem tal postura é a de se evitar a dualidade nas descrições de posicionamento, considerando-se que este pode ser variável. Desse modo, quando um texto anatômico refere-se a um objeto de descrição, é considerado como se o indivíduo estivesse na posição padronizada, por mais que ele não se encontre em tal posição.
Nessa posição, o indivíduo está em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para frente, o olhar dirigido ao horizonte, membros superiores estendidos e alinhados ao tronco, com as palmas das mãos voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.

Planos de Delimitação e Secção do Corpo Humano

- Plano Mediano: plano imaginário, vertical, que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda.
- Plano Frontal (coronal): é um plano imaginário, vertical, perpendicular (90º) ao plano mediano, dividindo o corpo em duas partes, uma anterior e outra, posterior.
- Plano Sagital: qualquer plano imaginário que seja paralelo ao plano mediano, dividindo o corpo em duas partes assimétricas (desiguais) direita e esquerda.
- Plano Horizontal (transverso): plano imaginário que atravessa o corpo humano, perpendicular ao mediano e ao coronal, dividindo o corpo em duas partes: superior e inferior.

Suponhamos, agora, que o indivíduo encontre-se na posição anatômica dentro de um caixão de vidro. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos tangenciais, que são:
- Plano superior (cranial): seria a parede por cima da cabeça.
- Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés.
- Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo.
- Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas.
- Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.

Então, recapitulando, em outras palavras, usando estruturas corporais:
1º) Toda estrutura que se afastar do plano mediano, quando comparado a outra mais próxima dele, diz-se que é lateral. A que for mais próxima do plano mediano, medial.
2º) Sempre que uma estrutura estiver acima da outra, a primeira será superior, e a outra, inferior.
 

OBS¹: atente-se ao fato de que se utiliza superior e inferior para qualquer parte do corpo humano, desde que não sejam os membros superior e inferior. Nesses casos, são usadas as nomenclaturas proximal e distal. A primeira, para a estrutura que estiver mais próxima da raiz do membro, e a segunda para a mais distante. Ex: a raiz do membro superior é representada pelo ombro, ou seja, toda estrutura que se aproximar do ombro, é proximal, em oposição aquela que se afastar, distal.
3º) Sempre que referir-se a três estruturas simultâneas, a do meio será uma estrutura média.

 

OBS²: CUIDADO! Normalmente, os alunos costumam se confundir com algumas situações e nomenclaturas semelhantes. Quando as três estruturas apresentarem uma relação de superioridade-inferioridade, ou de anterioridade-posterioridade, a do meio SEMPRE será média. Quando as três estruturas tiverem relação de lateralidade, a do meio SEMPRE será intermédia.