Reformulada reitoria da ULBRA

Novo organograma reduz de quatro para duas as Pró-reitorias

Por Sala de Imprensa – Palmas-TO
28/02/2013 • Atualizado em 01/03/2013 11:34

 

 O ano letivo na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) inicia com reformulações na estrutura da gestão superior. Implantada nesta quinta-feira, 28.02, a nova estrutura e composição da Reitoria reflete a análise realizada pelo Comitê de Planejamento, Reestruturação e Desenvolvimento Institucional, com vistas à conclusão do Plano de Reestruturação da Instituição. O reitor, professor doutor Marcos Fernando Ziemer, acumula a função de vice-reitor. O organograma reduz de quatro para duas as Pró-reitorias. A Acadêmica é conduzida pelo professor doutor Ricardo Willy Rieth. A de Planejamento e Administração tem no comando o professor doutor Romeu Forneck, recentemente contratado.
 

A área Acadêmica conta com pró-reitorias adjuntas. São pró-reitores adjuntos os professores doutores Pedro González Hernández, para o Ensino Presencial; Pedro Luiz Pinto da Cunha, para o Ensino a Distância; Erwin Tochtrop Júnior, para Pós-graduação, Pesquisa e Inovação; e Valter Kuchenbecker, para Extensão e Assuntos Comunitários. O Ensino Presencial tem duas diretorias gerais subordinadas ao adjunto, a de Ensino de Graduação, dirigida por Graziela Oyarzabal, e a de Ensino Fundamental e Médio, por Maria Doronin Karnopp.
As estruturas vinculadas diretamente ao reitor Ziemer estão organizadas com a Assessoria Jurídica/Institucional e Chefia de Gabinete – Jonas Dietrich; Assessoria de Comunicação Social, Adriana Marques; Assessoria de Relações Internacionais – Kátia Pozzer, e Assessoria das Unidades de Ensino Superior – Daniel de Brum. E, também, as equipes do Gabinete de Reitoria e da Ouvidoria.
 

As mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Administração da Mantenedora, ontem, 27.02. O anúncio oficial ocorreu agora à tarde, durante a reunião do Colegiado de Reitoria.
 

Busca pela excelência

Segundo o reitor Marcos Ziemer, o organograma implantado tem como objetivos promover maior interação entre Ensino, Pesquisa e Extensão; profissionalizar a gestão visando a permanente busca pela excelência; tornar os processos decisórios mais ágeis e dinâmicos; consolidar um modelo de gestão participativa; adequar e racionalizar as estruturas organizacionais da Universidade; e viabilizar o cumprimento dos objetivos propostos pela Universidade no Programa de Estímulo à Reestruturação e no Fortalecimento das IES (PROIES).
 

A busca pela profissionalização foi fator determinante para agregar à gestão superior da ULBRA o professor Romeu Forneck. Além de 15 anos de docência na extensão, graduação e pós-graduação, Forneck tem reconhecida experiência em equipes de gestão universitária com resultados positivos. Também participa de diversas entidades nacionais e internacionais ligadas às suas áreas de formação acadêmica, que somam cinco graduações, três especializações, um mestrado e dois doutorados. “Romeu vem contribuir com seu conhecimento para alcançarmos os objetivos da reestruturação implantada”, afirma Marcos Ziemer.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento