Solução para renovação de empréstimos na Biblioteca da ULBRA

O aplicativo já pode ser utilizado nas plataformas IOS e Windows Phone

Por Sala de Imprensa - ULBRA Canoas – Palmas-TO
15/08/2013 • Atualizado em 15/08/2013 11:17

Os alunos dos cursos de Computação da ULBRA Torres, no RS, desenvolveram o aplicativo BiblioULBRA, que acessa os catálogos das bibliotecas da Universidade, em todo o país, para consultar a viabilidade de empréstimos, além de efetuar a renovação dos livros.


A ideia de desenvolver o aplicativo surgiu através do egresso Gustavo Bauer Machado, com a orientação do professor Ramon Lummertz. “A equipe foi divida por tarefas, e cada aluno desenvolveu uma parte. A proposta é simples, mas muito trabalhosa. A demanda surgiu da necessidade dos próprios alunos de acessarem de maneira prática o sistema, que é desenvolvido para utilização no browser dos computadores, em aparelhos móveis”, apontou Lummertz.


Os alunos envolvidos no desenvolvimento foram: Peterson Mauricio, Manoel Afonso, Ramon Boff, Thiago Hundertmark, Raian de Andrades, Arthur Rocha, Denner Evaldt e Tuany Munaro, todos integrantes do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares (LDS)lds.ulbratorres.com.br. “O Gustavo quando pensou na solução, desenvolveu um protótipo, que foi aprimorado no LDS através do Coaching Project, em que trocamos ideias e direcionamos todo o trabalho”, comentou o professor Lummertz

 

O aplicativo já pode ser utilizado nas plataformas IOS e Windows Phone, e em até 10 dias estará disponível também para Android e Windows 8 (que também é utilizado em tabletes). O próximo projeto que está sendo desenvolvido é para consulta de notas, que deve ser lançado em breve.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento