Matéria do (En)Cena é premiada por instituição de saúde de Campinas (SP)

A cerimônia de premiação ocorre no próximo dia 26/03, às 9h, na sede do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas

Por Sonielson Luciano de Sousa - Portal (En)Cena – Palmas-TO
04/03/2015 • Atualizado em 04/03/2015 17:28

 
Alguns dos integrantes do Maluco Beleza. Foto: Paulo André Borges

 

A 12ª edição do Prêmio Cândidos Jornalistas, do Serviço de Saúde Dr. Cândido, de Campinas (SP), contemplou a matéria “Projeto Maluco Beleza, de Campinas, cria interação entre usuários e comunidade”, como uma das publicações que melhor retratou a dinâmica do projeto de integração e atenção psicossocial dos pacientes da entidade, uma das mais reconhecidas do interior de São Paulo.

A matéria foi produzida por Sonielson Luciano de Sousa [colunista do (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento], durante a cobertura da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, realizada em março de 2014, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília. O publicitário Paulo André Borges, que fez as imagens que ilustraram a publicação, também vai receber a honraria.

A cerimônia de premiação ocorre no próximo dia 26/03, às 9h, na sede do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (Rua Antônio Prado, 430, Sousas, Campinas/SP). O evento contará com a presença de diretores da instituição, funcionários, usuários, comunidade e a imprensa local.

O Prêmio Cândidos Jornalistas homenageia os autores das melhores matérias jornalísticas sobre Saúde Mental e os principais parceiros do Cândido Ferreira no ano de 2014. A escolha dos vencedores foi realizada pelos usuários participantes do Ponto de Cultura Maluco Beleza. Após a premiação haverá uma Coletiva de Imprensa onde será apresentando um pouco do trabalho que a Instituição realiza.

Na matéria, o (En)Cena destacou todo o processo histórico de estruturação do Maluco Beleza, projeto que mantém, dentre outras coisas, um programa de rádio apresentado por alguns usuários dos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) da cidade. A publicação também elencou como é feito o processo de acolhimento dos usuários do serviço, e como a comunidade abraçou a iniciativa.

 

Reconhecimento

De acordo com a coordenadora do (En)Cena, professora Dra. Irenides Teixeira (Ceulp/Ulbra), a premiação é um importante reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo projeto, que agrega – sob a forma de pesquisa e extensão – uma enorme quantidade de alunos, egressos, professores e pesquisadores do Ceulp/Ulbra, além de contar com a participação de diferentes profissionais oriundos de outras instituições (notadamente na área de Educação, Saúde, Psicologia e Filosofia). Como objetivo em comum, todos colaboram para um espaço de debate e diálogo, onde as produções textuais, imagéticas e sonoras referentes ao tema da saúde mental são o ponto central.

“Trata-se de um projeto colaborativo, que aproxima a universidade da comunidade e, através da pesquisa, do diálogo e da troca de informações, pode contribuir para uma série de demandas que nos provocam o tempo inteiro, notadamente na área de saúde mental”, diz Irenides, para acrescentar que o (En)Cena surgiu de um sonho que, ano após ano, vem se solidificando. “Hoje nossa audiência abrange não apenas o Tocantins, mas todas as regiões do país. Também somos fonte de pesquisa fora do país. Estamos cumprindo com o nosso papel, que é de fomentar o debate, o diálogo sobre temas que são cada dia mais urgentes e de interesse comum”, diz a coordenadora.

 

Mais

O (En)Cena já publicou mais de 1.200 trabalhos de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e usuários do sistema de saúde, artistas, entre outros. Com uma média de 15 mil acessos semanais. O (En)Cena já foi Destaque na Rede Humaniza SUS http://www.redehumanizasus.net/, recebeu carta de apoio do Conselho Federal de Psicologia e Política Nacional Humaniza SUS, recebeu em 2012 o Prêmio EXPOCOM Norte (1º lugar na categoria portal) e o Prêmio INTERCOM Nacional (1º lugar na categoria portal). Em 2013 recebeu o Prêmio EXPOCOM Norte (1º lugar na categoria portal).

O (En)Cena já esteve presente em eventos nacionais e internacionais, tais como: Encontro Nacional de Psicologia Social -  ABRAPSO, Recife (2011); X Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos, Córdoba, Argentina (2011); I Congresso de Psicologia do Cerrado (CONPCER); 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação / INTERCOM. Fortaleza – CE (2012); Política Nacional de Humanização do SUS. Florianópolis – SC (2012), no I Encontro de Apoiadores em Humanização do Tocantins. Palmas – TO (2012). II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, Porto Alegre/RS (2012); VIII EREP Norte e Nordeste, São Luis/MA (2012). Seminário Norte de Humanização, Manaus/AM (2013).

Em maio de 2012 organizou o evento (En)Cena na Praça: Saúde Mental em Rede em Palmas-TO (2012). Foi parceiro da Coordenação Estadual de Saúde Mental do Tocantins na organização do 1º Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor em Palmas-TO (2012). Foi parceiro do Ministério da Saúde e Política Nacional de Humanização - PNH no Seminário Norte de Humanização, em Manaus-AM (2013). Foi parceiro do Ministério da Saúde e esteve presente com uma equipe de 18 pessoas na cobertura do evento IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família em Brasília/DF (2014).

Desde agosto de 2012 articula e participa de todas as reuniões do Fórum Permanente de Saúde Mental do Tocantins.

Em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual, o projeto “Curto-circuito (En)Cena de fotografia"  foi selecionado pela III chamada para seleção de projetos de Reabilitação Psicossocial: trabalho, cultura e inclusão social na rede de atenção psicossocial, do Ministério da Saúde (2012). (Com informações da ascom/Serviço de Saúde Dr. Cândido)

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento