Celebração da Colheita no Assentamento Mariana

A ação foi realizada em parceria com o CEULP/ULBRA

Por Adriana Ziemer – Palmas-TO
25/03/2015 • Atualizado em 25/03/2015 17:28

Viver o verdadeiro sentido de COMUNIDADE foi a atmosfera do dia 21 de março no Assentamento Mariana, data em que aconteceram as atividades de Celebração da Colheita do Milho.

 

A atividade começou pela manhã com a colheita do milho na lavoura, realizada pelos agricultores do assentamento. Logo em seguida a comunidade se reuniu na sede da Associação para o momento coletivo de preparação do milho para a celebração. Adultos, jovens e crianças se envolveram nesse momento em que, junto com a partilha do alimento, vivenciaram a troca, o respeito e a comunhão, bem como conversaram e aprenderam com suas experiências de vida.

 

Paralelo ao momento coletivo de preparação dos alimentos, as crianças participaram de atividades de educação ambiental, dialogando, cantando e representando por meio da pintura a sua compreensão e os seus sentimentos em relação à vida no Assentamento Mariana.

 

A ação foi realizada em parceria com o CEULP/ULBRA por meio da participação de acadêmicos, professores e funcionários. Essa atividade faz parte de um projeto coordenado pela Profa. Dra. Conceição Previero há vários anos junto à comunidade do Assentamento. Além disso, o evento integra o projeto "Agrobiodiversidade e Caracterização Ambiental dos Reassentamentos Rurais da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. 

 

Ao total, cerca de 100 pessoas trabalharam e partilharam esse momento. De acordo com a Conceição, para o Centro Universitário tem sido uma boa experiência, uma vez que é relevante o desenvolvimento dos projetos de pesquisa para o processo de formação dos acadêmicos envolvidos. A professora afirma ainda, que foi um momento de muito aprendizado, “uma temporada de muita alegria para os agricultores e demais moradores do Assentamento”.

 

Confira a reportagem exibida no Jornal Anhanguera 2ª edição, sobre a celebração da Colheita de Milho, clicando aqui. Verifique abaixo o registro fotográfico.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento