XIX Congresso Brasileiro de Infectologia teve participação de acadêmicas do CEULP

A ação aconteceu em agosto no Serra Park em Gramado – RS

Por Anny Karoliny - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
10/09/2015 • Atualizado em 10/09/2015 18:32

Com aproximadamente 2.500 participantes, o XIX Congresso Brasileiro de Infectologia – Infecto 2015, foi realizado entre os dias 26 e 29 de agosto de 2015, no Serra Park em Gramado – RS. O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI, através da Sociedade Riograndense de Infectologia - SRGI, contou com a participação de quatro acadêmicas do curso de Biomedicina do CEULP/ULBRA, sendo elas Jéssyca Hariel Miranda Lopes, Camila Thaís Pereira de Souza, Ana Ilian Santos Fonseca e Andressa Layse Calixto Silva.

 

A atividade teve o intuito de possibilitar a atualização científica nos temas mais comuns de interesse da infectologia. Durante o Congresso, as quatro acadêmicas, pertencentes ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Centro Univesitário – PROICT,apresentaram dois trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidos no CEULP pelos egressos Mayara Velasco Amaral Curado e Ricardo Aires Coelho, intitulados de “Carreamento Nasal de Staphylococcus Aureus  resistente à Meticilina entre profissionais de saúde e a comunidade do Centro Universitário Luterano de Palmas, Tocantins” e “Avaliação Microbiológica de queijos artesanais produzidos e comercializados por pequenos produtores da Região do Jalapão, Tocantins”.Todos os trabalhos foram orientados pela Professora Doutora, Dayane Otero Rodrigues.

 

Participaram do evento infectologias, gastroenterologistas, intensivistas, clínicos gerais, ginecologistas, pediatras, outros profissionais e estudantes da área da saúde. De acordo com a acadêmica de Biomedicina, Ana Ilian, participar da Infecto 2015 foi uma oportunidade ímpar, “tivemos duas pesquisas aprovadas em uma das 5 melhores revistas científicas de infectologia do país”, a estudante acrescenta ainda que a convivência com profissionais renomados na área da saúde a estimulou para futuramente também contribuir com a saúde do país.

 

Para a discente Andressa Layse, o Congresso abriu uma nova visão da profissão do Biomédico, “tive a oportunidade de conhecer mais sobre a Infectologia, o que me fez apaixonar por essa área tão abrangente e de grande importância para a saúde”, declara Andressa. Segundo Jéssyca Hariel e Camila Thaís a experiência foi maravilhosa, “agradecemos muito o CEULP e a professora orientadora Dayane Otero, que nos incentivou e confiou para essa missão”.

 

A próxima edição do Congresso está prevista para acontecer no ano de 2017. “É muito gratificante representar a Microbiologia do CEULP em um evento tão importante nessa área, onde se concentram grandes profissionais no assunto, demonstrando que realizamos várias pesquisas aqui no Tocantins e no CEULP/ULBRA”, relata a Professora Doutora Dayane Otero.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento