Confira o Plano de Mobilidade para os JMPI 2015

A ação passa a funcionar nesta quarta-feira, 21

Por Prefeitura de Palmas – Palmas-TO
20/10/2015 • Atualizado em 20/10/2015 15:13

Quase tudo pronto para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015, que deverá movimentar a economia da Capital do Tocantins e trazer visibilidade internacional, atraindo investidores. E para garantir acessibilidade da população e a fluidez no trânsito, a Prefeitura de Palmas montou um Plano Operacional de Mobilidade, que já passa a funcionar nesta quarta-feira, 21, e prosseguirá até o dia 31 de outubro.

 

O evento receberá delegações de 22 países e para atender a toda essa demanda de transporte, a linha eixão será a grande alimentadora dos Jogos, com 536 horários por dia de segunda a sexta-feira, 367 horários aos sábados e 236 horários aos domingos.

 

A Prefeitura recomenda que a população utilize o transporte coletivo, assim como aconteceu no Festival Gastronômico de Taquaruçu. Àqueles que optarem por utilizar o transporte público poderão descer nos pontos em frente ao Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra e a Faculdade Católica e integrar na linha exclusiva e gratuita, que operará com intervalos de 5 em 5 minutos, das 15 às 22h. A linha fará um percurso de 6 km em volta do circuito dos Jogos, com parada em frente ao Estádio Nilton Santos, e ainda percorrerá às áreas de estacionamento, passando pelo Ceulp e Católica.

 

Essa linha especial também atenderá àqueles que preferirem ir de veículo próprio para os JMPI e quiserem estacionar próximo a Vila, como o bolsão em frente ao Ceulp. Assim o condutor, poderá deixar o carro estacionado e ir com a comodidade do ônibus gratuito e com ar-condicionado até a porta do Estádio Nilton Santos. Essa linha começa a operar nesta quarta-feira, 21, e continuará em atividade até o dia 31 de outubro.


Para atender as delegações, a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte disponibilizou ainda uma linha que sairá de hora em hora do estacionamento da Ocara, passando pela Vila dos Jogos e depois seguirá pela Avenida Teotônio até a rede hoteleira. Esse veículo climatizado e com acessibilidade atenderá exclusivamente aos integrantes das federações, que estiverem devidamente credenciados. A rota começa a operar no dia 21, e funcionará das 15 às 22 horas.

 

Também haverá uma linha, com tarifa normal, que atenderá o Aeroporto, passando pela Vila dos Jogos e percorrerá a rede hoteleira, com um percurso de 39 km, atendendo aos horários de chegada dos voos, às 11h, 13h, 15h, 17, 22h, e 23h50.

 

A Linha 46 continuará fazendo a rota Aeroporto e estação Xerente. Pontos de vendas de crédito para o passaporte urbano estão sendo instalados no aeroporto e na Vila dos Jogos.

 

Para os que optarem por utilizarem o transporte de táxi e mototáxi, a Prefeitura está instalando um ponto rotativo de táxi na entrada do Estádio Nilton Santos, dentro do bolsão de estacionamento, e um ponto rotativo de mototáxi na Avenida NS-15, conhecida como Avenida Parque, próximo à Vila dos Jogos.

 

O secretário Christian Zini destaca que Palmas está preparada para os JMPI 2015. “Nosso público alvo vai dos espectadores às delegações, e toda essa logística foi planejada com muita precisão para que esses Jogos sejam um grande sucesso”.

 

Estacionamento

Para proporcionar maior comodidade, serão disponibilizadas 1000 vagas em frente ao Estádio Nilton Santos. Esse estacionamento é pavimentado e será pago; parte do valor arrecadado será revertido para uma associação beneficente de Palmas.

 

Trânsito

Para garantir a fluidez e segurança nas vias próximas aos jogos, os agentes de trânsito e transporte farão a operação, controle e fiscalização de trânsito, eles estarão nos principais pontos passíveis de conflitos.

 

Na sexta-feira, 23, na abertura dos JMPI 2015, das 16h às 19h, a avenida Teotônio Segurado será interditada da altura do aeroporto até a entrada do Estádio Nilton Santos, sentido Sul/Norte. A recomendação é que às pessoas que precisarem utilizar a via vindo do Taquari, Jardim Aureny III, BertaVille, União Sul façam o acesso ao Centro da Cidade pela TO-050, pois só poderá transitar nesse trecho veículos credenciados e ônibus do transporte público.

 

A SMAMTT também desenvolverá ações educativas para o trânsito, com foco no álcool e direção, lembrando os condutores do perigo de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento