Forragens são alternativas alimentar em período de seca

29/04/2016 • Atualizado em 29/04/2016 18:36

No período de estiagem, entre junho e outubro, as pastagens ficam prejudicadas com a seca e as queimadas, uma pesquisa do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA mostra as forragens como alternativas de suplementação de bovinos, para que os animais sejam menos prejudicados no período.

 

Na estiagem o gado tem perda de peso, há um declínio acentuado da produção de leite, diminuição da fertilidade e enfraquecimento geral do rebanho. Para manter a nutrição adequada dos animais, essa suplementação alimentar é fundamental.

 

As plantas forrageiras assumem então papel relevante na cadeia produtiva. A pesquisa mostra que as gramíneas podem ser cortadas e acondicionadas no período chuvoso, para serem oferecidas ao rebanho no período seco.  O coordenador do curso de Medicina Veterinária do CEULP/ULBRA, João Eduardo Pires, ressalta que o valor nutritivo do pasto na seca é baixo, por isso as forragens são ótimas alternativas de suplementação alimentar.

 

Dia de Campo

“Produzir com sustentabilidade" é o tema do Dia de Campo que acontecerá na manhã deste sábado (30), das 9 às 12 horas, no CEULP. O evento discutirá temas atuais como: Integração lavoura-pecuária-floresta, entre outros.

 

O evento envolverá produtores rurais, profissionais das ciências agrárias, estudantes e instituições afins.

 

Programação:

8h - 9h - café da manhã e inscrição gratuita dos participantes

9h - 12h - discussão dos temas Integração lavoura-pecuária-floresta, manejo de pastagens nos trópicos, produção de feno e silagem para períodos de estiagem.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento