CEULP realiza VI Jornada de Engenharia Civil

A atividade conta com palestras, minicursos e competições regionais

13/05/2016 • Atualizado em 13/05/2016 16:11

Será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, nas dependências do CEULP/ULBRA a VI Jornada do curso de Engenharia Civil. A ação que tem o intuito de proporcionar aos acadêmicos e profissionais da área, a atualização do conhecimento técnico e científico, conta nesta edição com o tema “Tecnologia e inovações na Engenharia Civil”.

 

Durante os 4 dias de evento haverá minicursos, palestras ministradas por docentes do CEULP e profissionais renomados, competição de “Pontes de Macarrão”, além de duas novidades, competição de concreto de alta resistência (COCAR) e desenvolvimento de bola de concreto (Concrebol), que fazem parte das competições regionais do Instituto Brasileiro de Concreto – IBRACON. Uma palestra de destaque é a de “Tecnologia do Concreto Autoadensável”, que será apresentada na quarta-feira (18), a partir das 19h30, pelo autor do livro “Concreto autoadensável”, publicado pela PINI, o Engenheiro Civil Bernardo Tutikian.

 

Podem participar acadêmicos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e profissionais das áreas correspondentes. Os interessados em realizar a inscrição devem preencher o formulário de cadastro disponível aqui. Após concluir a inscrição, o boleto será gerado e poderá ser pago na Central de Atendimento ao Acadêmico, sendo que uma cópia do comprovante ficará na Central, uma via é do aluno e a outra deverá ser entregue na Recepção do Curso de Engenharia Civil, para que seja confirmada a inscrição.

 

Competições

Pontes de Macarrão - é uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. A ação envolve alunos dos cursos da área tecnológica, buscando estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina “Resistência dos Materiais” e disciplinas afins.

 

COCAR - Competição de Concreto de Alta resistência que tem o objetivo de testar a habilidade dos estudantes na preparação de concretos resistentes. O desafio proposto ao estudante é o de moldar um corpo de prova, capaz de atingir altas resistências à compressão.

 

O CONCREBOL foi lançado pela primeira vez no 46º Congresso Brasileiro do Concreto, em 2004, baseado em competição semelhante realizada pelo American Concrete Institute (ACI). O Concurso demanda conhecimento e técnica para a construção de uma bola de concreto simples. 

 

Para conferir a programação completa e mais informações sobre a Jornada, clique aqui ou entre em contato pelo telefone 3219-8254.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento