CEULP/ULBRA presente na história da cidade de Palmas

19/05/2016 • Atualizado em 19/05/2016 20:39

Na sombra de uma Fava de Bolota, árvore símbolo do Tocantins, no dia 14 de maio de 1995, ocorreu o lançamento da pedra fundamental do campus universitário da Ulbra em Palmas-TO.  Em meio ao cerrado, a cerimônia iniciou com um culto, assim como rege a tradição luterana. Mais tarde em 1995 houve a instalação do complexo universitário da Ulbra, hoje o espaço abriga 19 cursos superiores como também outros cursos de pós-graduação. 

 

Para o lançamento da pedra fundamental, acontecimento que marca a história da Capital, foi necessário que a instituição abrisse uma parte da larga Teotônio Segurado, a avenida que é a coluna cervical da cidade planejada. Por conta própria a Ulbra abriu um trecho de três quilômetros, fez poço artesiano e instalou rede de energia. O primeiro diretor da Ulbra no Tocantins, Wolfgang Teske, diz que a implantação e toda a ousadia da instituição foi um marco histórico.

 

Início

O Complexo Ulbra de Palmas, escola e centro universitário, já formaram uma média de mais de 17 mil pessoas ao longo desses anos. E as contribuições da Ulbra para a educação daquela nova cidade no norte do Brasil, começaram no dia 30 de setembro de 1992, com as atividades do Centro Educacional Martinho Lutero, hoje denominado Colégio ULBRA Palmas, funcionando a todo vapor.

 

Fomentar o conhecimento, contribuir para o desenvolvimento, como também qualificar e empoderar as pessoas por meio da educação sempre foi missão da instituição que tem sua história misturada com a história de Palmas.

 

Transformação

A transformação da educação na história de vida das pessoas é comprovada em números, conquistas, e “o que fica para quem está na instituição é o orgulho de ter contribuído e continuar contribuindo com essas transformações de vida, que também impactam no desenvolvimento socioeconômico desta cidade”, ressalta o Reitor do CEULP/ULBRA, Adriano Chiarani da Silva.

 

No princípio

O Tocantins ainda novo sofria com a falta de instituições educacionais de ensino superior, a referência para os tocantinenses eram os ensinos das capitais: Goiânia, Brasília e Belém. As famílias que almejavam dias melhores e mais conhecimento para seus filhos se viam obrigados a levá-los para morar nessas localidades. Aí ficava o vazio e a saudade, muitos voltavam e outros não.

 

Com a chegada do CEULP e de outras instituições de ensino superior, essa história passa a mudar o rumo.  Raimundo Costa Parrião Junior, filho de família tradicional da cidade de Gurupi e Formoso do Araguaia, teve por meio do Centro Universitário, a oportunidade de continuar os estudos no Tocantins. Na instituição ele foi presidente do Diretório Acadêmico Estudantil (DCE) no começo dos anos 2000, também foi na CEULP que Parrião Junior, como é conhecido, conquistou seus dois diplomas de graduação de nível superior, primeiro em letras (Habilitação em Secretariado Executivo) e depois em Direito. O advogado lembra que “vivíamos numa região isolada, mas com a criação do Tocantins e de Palmas, passamos a ter oportunidades, não tive que fazer como parentes mais velhos, buscar a educação superior em outros locais. O CEULP/ULBRA é pioneiro no cerrado tocantinense, serviu de porta de entrada ao ensino superior para milhares de filhos daqui, e eu sou um deles”.

 

Orgulho

A Ulbra, escola e centro universitário, tem orgulho da sua história, e de carregar nela a mudança para melhoria de vida dos palmenses e de todos aqueles que escolheram Palmas para viver.  Citamos aqui então alguns (poucos) nomes de pessoas que por meio da instituição melhoraram suas vidas e ajudaram a construir a capital do Tocantins. Todas essas pessoas somadas a milhares fazem parte dessa história de educação transformadora:

* Felipe Fraga - piloto de Stock Car ex-aluno

* Edson Cabral - Administrador, atual vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e ex-professor

* Joana Pinto Castro – empresária e ex-aluna

* Roberta Tum - Empresária, jornalista e ex-aluna

* Rogério Ramos - atual presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), ex-presidente do DCE e ex-aluno

* Luciano Coelho – professor e ex-aluno

* Wagner Quintanilha - Professor, Jornalista e ex-aluno

* Madianita Bogo – Professora e ex-aluna

* Cleber Toledo - empresário, jornalista e ex-professor

* Marcos Antônio Poggio - Apresentador de TV - Programa do Marcão e ex-aluno

* Carlos Henrique Amorin - Deputado Federal Gaguim  e ex-governador

* Gustavo Rizzatti - empresário e ex-aluno

* Fernando Ferrarim - Administrador Grupo Fix e ex-aluno

* Marília Fregonesi -  Procuradora do Estado e ex-aluna

* Kelen Beatris Lessa Mânica - Ex- Diretora e ex-aluna

* Valdemar Junior – Deputado Estadual e ex-aluno

* Luciana Kramer – Educadora e ex-aluna

* Jocyelma Santana - Jornalista e ex-professora

* Vera Xavier - ex-professora e pioneira

* Diêmy Sousa Freitas - Diretora Acadêmica Adjunta e ex-aluna

* Geraldo da Conceição Primo - Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros e ex-aluno

* Jackson Gomes de Souza - professor e ex-aluno do CEULP/ULBRA

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento