Professor do CEULP publica artigo em Revista da ABDT

O artigo saiu na edição de n° 126

Por Nilsson Neres - Estagiário de Jornalismo – Palmas-TO
06/06/2016 • Atualizado em 06/06/2016 15:12

O professor do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitario Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, Adriano Barreira de Andrade, publicou um artigo intitulado “Planejamento Tributário Aplicado às Empresas de Construção Civil,” na edição de n° 126, da “Revista Tributária e de Finanças Públicas”, organizada pela Academia Brasileira de Direito Tributário - ABDT.

 

O artigo foi desenvolvido com a participção do professor Jânio Elias Teixeira, também do Curso de Ciências Contábeis e, com a professora da UFT, Janaína Borges de Almeida, atualmente doutoranda em contabilidade pela Universidade do Minho em Portugal.

 

No artigo é abordado sobre o reflexo que a carga tributária apresenta para as empresas de construção civil. E aponta o planejamento tributário como a melhor ferramenta para definir o melhor regime tributário a ser adotado, levando em consideração o IRPJ e CSLL que são os tributos mais influentes no resultado da organização. Também aborda e exemplifica os seguintes regimes: Simples Nacional, Lucro Arbitrado, Lucro Presumido e Lucro Real, com uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso numa empresa de construção civil, que detalhou sua tributaçãos nos dois últimos regimes.

 

Para o docente Adriano, o trabalho é importante tanto para o ensino como pesquisa e extensão, “a pesquisa poderá ser usado como base para TCCs. O professor que publica, tem uma capacidade de orientação bem melhor que o professor que não publica, e nossa intenção é melhorar as pesquisas e orientações de TCC”, relata Barreira.

 

Sobre a Revista

A Revista Tributária e de Finanças Públicas é um dos mais tradicionais periódicos do Direito Tributário, organizada pela  Academia Brasileira de Direito Tributário - ABDT, desde 1992 oferece ao leitor uma discussão multidisciplinar acerca dos mais variáveis temas.

Com periodicidade trimestral, a revista está disponível somente impressa, para assinantes ou para compra avulsa. Os interessados em verificar o artigo, podem conferir em anexo. 

Anexos

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento