A Árvore de Leitura se enfeita para o Natal

Por Cidinha Medina – Palmas-TO
22/12/2016 • Atualizado em 22/12/2016 11:49

Em novembro de 2016 foi realizada mais uma ação do mini projeto Árvore de Leitura vinculado ao projeto “Agrobiodiversidade e Caracterização Ambiental dos Reassentamentos Rurais da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”. Na ocasião estiveram presentes a Professora Cidinha Medina, do curso de Educação Física do Ceulp/Ulbra, Lorena Ferreira e do curso de Ciências Biológicas José Adailton e Lucivânia.

 

Alunos e professores da Escola Municipal Carmencita Matos Maia aos poucos foram se envolvendo com o tema natalino, da chegada à saída da equipe do Ceulp. Na acolhida Lorena contou a história do vaso quebrado e no decorrer da reflexão, a profa Cidinha apresentou um menino Jesus em barro, a fim de despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal. Ainda nesse clima de encerramento, eles alongaram e foram para as salas de aulas desenvolverem as atividades planejadas, dentre as quais, uma leitura explorando boas práticas entre os seres humanos, além de confecção de anjos em dobraduras.

 

Ao final da manhã foi montado um painel com os trabalhos produzidos por cada turma. Os alunos demonstravam o sentimento de alegria e deslumbramento pela arte produzida. Ao fixar na parede cada anjinho eles contemplavam e tinham a certeza de que o final do ano havia chegado. “Na memória da turma da escola e da equipe do Ceulp permanecerão os momentos prazerosos e desafiantes naconstrução de uma identidade campesina, mantida pelo sentimento de pertencimento das crianças daquela escola por meio da leitura contextualizada e significativa. A qual perpassa um currículo vivo e latente da natureza, ressignificado pelas manifestações culturais da comunidade do Reassentamento Flor da Serra”, relata Cidinha, que acrescenta ainda que a expectativa é que em 2017 o projeto continue.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento