Reassentamento Flor da Serra acolhe mais um projeto da Unitas

23/03/2017 • Atualizado em 23/03/2017 15:34

Na última sexta-feira (17) as professoras Maria de Fátima e Maria Aparecida Medina apresentaram o projeto “Vozes do reassentamento Flor da Serra: memória, identidade e pertencimento?”, às pessoas que estavam reunidas na escola da comunidade. O trabalho tem o objetivo de investigar narrativas e/ou outras referências culturais tradicionais que moradores praticavam antes do deslocamento compulsório e sobre a constituição do reassentamento.

 

Durante a conversa, foram expostos tópicos como tema, objetivos, metodologia, técnicas de coletas de dados, entre outros. Do trabalho, resultará um possível repertório de textos da comunidade, garimpados a partir da memória mais antiga, vinculada aos lugares de origem. E ainda de reminiscências do passado recente, relacionado ao início do reassentamento, quando pessoas de distintos lugares passaram a viver no mesmo espaço.

 

No final, será devolvida uma coletânea dos textos registrados, que poderá ser utilizada de modo especial pelas crianças da escola da comunidade a fim de que elas valorizem as vozes que lhe são familiares. Além disso, espera-se que a recolha de manifestações poético-narrativas orais seja espaço de troca de experiência por meio de rememoração e celebração da palavra partilhada entre os informantes.

 

Para a professora Maria Aparecida, “esse projeto é um espaço para os moradores do Flor da Serra ressoarem suas vozes emudecidas com a implantação dos grandes projetos econômicos nessa região”, relata Aparecida.

 

O projeto “Vozes do reassentamento Flor da Serra: memória, identidade e pertencimento?”está vinculado a Unitas Agroecológica do Ceulp, coordenado pela professora Conceição Previero, que desenvolve trabalho de pesquisa e extensão em alguns reassentamentos da região. 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento