Projeto ‘Cofo de Leitura’ inicia atividades de 2017

Por Professora - Maria Aparecida da Rocha Medina – Palmas-TO
27/03/2017 • Atualizado em 27/03/2017 16:10

No dia 20 de março 2017 iniciaram-se as atividades do projeto “Cofo de Leitura” do Ceulp/Ulbra - UNITAS. Nada mais oportuno do que mergulhar na cosmologia Xerente para nadar no imaginário e nas vivências das crianças indígenas nas águas dos rios Cercadinho e Saltinho, do último originou-se o nome da aldeia Salto Kripre.

 

Após a acolhida calorosa das crianças, a coordenadora do projeto, profa. Cidinha Medina, as acadêmicas do curso de Educação Física, Anna e Tatiane, do curso de Psicologia, Lanusse e de Ciências Biológicas, Adailton, desenvolveram atividades alusivas ao tema da “semana da água”. Movidos pelo tema, professores, acadêmicos e as crianças do 3º ao 5º ano teceram redes de memória, de sensibilidade e conhecimentos acerca da água, para os povos indígenas, vida.

 

Tudo começou com uma conversa sobre a água, o estado em que se encontram os rios da aldeia e o que fazer para mantê-los vivos e limpos. Na sequência o grupo dirigiu-se para o rio Saltinho, por ser mais próximo da aldeia, e, portanto, o mais utilizado pelos moradores. Assim, as crianças fizeram uma leitura visual da paisagem no entorno do rio e da água que desliza por baixo da ponte, enfatizando a alegria do banho e das brincadeiras que lhes é comum todos os dias.

 

No entanto, desaprovaram a atitude daqueles que jogam lixo dentro e as margens do rio.  Sensibilizados, manifestaram o amor com um ritual de agradecimento ao dono rio, senhor das águas. A ação foi encerrada com coleta de lixo, produção de relatório coletivo e desenhos, registrando as atividades sobre a água.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento