Projeto “Árvore de Leitura” na Semana dos Povos Indígenas

Por Cidinha Medina - Professora – Palmas-TO
27/04/2017 • Atualizado em 27/04/2017 16:50

Com o objetivo de apresentar a realidade dos povos indígenas brasileiros e do Tocantins: suas lutas e desafios no contexto atual. A equipe do miniprojeto “Árvore de Leitura”,vinculado ao projeto de pesquisa “Agrobiodiversidade e Caracterização Ambiental dos Reassentamentos Rurais da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”, desenvolveu atividades lúdicas e reflexivas no dia 20 de abril com alunos daEscola Carmencita M. Maia, reassentamento Flor da Serra, município de Porto Nacional.

 

A equipe do Ceulp/Ulbra profa. Cidinha Medina, os acadêmicos do curso de Educação Física, Gabriel Machado e Davi Maciel, juntamente com a coordenadora da escola do campo, profa. Marcelia, prof. Lourival e demais docentes provocaram os alunos a desconstruírem a Ideia colonizadora e deturpada dos indígenas nos livros didáticos. E, ao mesmo tempo, reconstruírem um novo olhar para a história e o protagonismos dos povos indígenas brasileiros, mais especificamente os do Tocantins.

 

Inspirados pelo tema “Povos Indígenas, territórios e biomas: berços de vida, lutas e esperanças”, correspondente a Semana dos Povos Indígenas de 2017, promovida pelo CIMI, a programação desenvolvida com os alunos da Ed. Infantil ao 5º ano, de maneira lúdica, mostrou como é o modo próprio de viver e a relação desses povos com a natureza. A luta pela demarcação das suas terras,  a preservação das nascentes e a luta contra o uso de agrotóxicos em plantação. Ainda por meio de história, foram vivenciadas pelas crianças, experiências dos seus antepassados em uma terra livre, (terra de bem viver), concepção adotada pelas comunidades tradicionais, daqueles que moram e cultivam a terra, também perseguida pelos reassentados.

 

Neste contexto de entendimento da diversidade, os alunos demonstraram suas aprendizagens sobre o assunto e o que tem a aprender com os povos indígenas. Houve dramatização de história, elaboração de textos e desenhos sobre o tema.

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