Curso de Odontologia inaugura atividades em Unidade de Saúde de Palmas

A ação faz parte de uma disciplina disponibilizada na instituição

Por Anny Karoliny - Assessoria de Imprensa – Palmas-TO
23/06/2017 • Atualizado em 23/06/2017 16:36

Aconteceu na última quinta-feira a inauguração de atividades desenvolvidas pelo curso de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra na Unidade de Saúde da Família, localizada na quadra 603 norte.  

 

Na ocasião estiveram presentes o Reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, a coordenadora do curso de Odontologia da instituição, professora Micheline Pimentel, as professoras do curso, Tássia Silvana Borges e Yamba Carla Pereira, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia Seção Tocantins (ABO-TO), Frederico Guedes Valadares, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), Nelson Alves de Castro, o dentista da Unidade de Saúde, Giancarlo Quagliarello, o agente comunitário de saúde, Carlos Laurindo de Abreu, o diretor da Escola Municipal de Tempo Integral Cora Coralina, Júnior Batista do Nascimento, a orientadora educacional Cleidijane Cristina Gonçalves Cavalcante, professoras, alunos do primeiro ano da Escola e acadêmicos do curso de Odontologia.

 

A ação faz parte da disciplina “Odontologia e Sociedade”, ministrada pela professora Tássia Silvana e conta com cerca de 43 alunos matriculados. A docente relata que a disciplina possui uma dinâmica diferenciada onde os alunos contam com aulas teóricas e práticas. Os discentes foram divididos em grupos onde cada grupo teve uma Unidade de Saúde para trabalhar, no primeiro momento conheceram as Unidades, posteriormente saíram com os agentes comunitários de saúde para mapear as áreas e montar o mapa de saúde. Após isso, os alunos foram em algumas casas para realizarem exames e o cadastro para atendimento nos laboratórios localizados no Centro Universitário. “No caso desse grupo específico que ficou na região norte, além desses cadastros realizados na comunidade, as crianças da ETI  Cora Coralina também foram beneficiadas com atendimentos prévios e cadastros”, relata Silvana.

 

A atividade conta com a parceria do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.  De acordo com a professora Tássia, “cada Unidade de Saúde recebeu um mapa, banners sobre como prevenir problemas bucais, mesas com cadeiras e livrinhos com histórias infantis voltadas para a área bucal, desenvolvidos pelos próprios alunos da disciplina. “É muito gratificante porque inicialmente estávamos apreensivos por ser um campo novo de atuação e tinham muitos objetivos a serem cumpridos em pouco tempo, foi desafiador tanto para os acadêmicos quanto pra mim, mas eles se empenharam muito, foram bem recebidos e notaram a realidade que antes desconheciam”, diz Tássia.

 

Durante a inauguração o grupo de acadêmicos selecionados para a Unidade de Saúde da região relataram sobre a importância do desenvolvimento de atividades, “tivemos medo de fazer o mapeamento de todas aquelas crianças, mas deu tudo certo, inclusive fizemos atendimento a uma pessoa autista, foi sem dúvidas gratificante. Gostaríamos de agradecer e dizer o quanto isso agrega na nossa carreira”, disseram os acadêmicos.

 

Para o dentista da Unidade e Conselheiro Municipal de Saúde, Giancarlo Quagliarello, a ação é muito válida para o currículo, que hoje começa no primeiro ano de faculdade e não mais no primeiro ano de trabalho, são através de trabalhos científicos, exposições. “O Ceulp neste contexto está dando um passo grande em relação a maioria das universidades que nós temos hoje. Esse princípio da educação dos acadêmicos estarem junto com a comunidade é espetacular,  só tenho a parabenizar”, diz Giancarlo.

 

O Reitor do Ceulp/Ulbra finalizou o momento de discurso descrevendo a importância de disciplinas que tenham contato com a sociedade e agradecendo os acadêmicos e demais profissionais que estiveram envolvidos. “A universidade só existe quando ela está fora dos seus dias,  ou seja, é integrar os seus cursos com a sociedade para gerar o ensino, pesquisa e extensão. O projeto vem coroar os 25 anos de história da instituição no Estado do Tocantins pois o nosso propósito não é só ter mais um curso de Odontologia e sim ser o curso de referência no Estado”, comenta Chiarani.

 

A inauguração foi finalizada com lanches, brincadeiras e um passeio no “trem da alegria” pelas crianças do primeiro ano da ETI Cora Coralina.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento