Projetos “Cofo” e “Árvore de Leitura” encerram suas atividades do semestre

Por Professora Maria Aparecida da Rocha Medina – Palmas-TO
28/06/2017 • Atualizado em 28/06/2017 15:10

Nos dias 19 e 20 de junho,  o ator Marcos Marrom  encerrou as atividades do projeto COFO DE LEITURA na Escola Indígena Waikarnãse, aldeia Salto Kripre. Na ocasião foi apresentado o espetáculo  “O Boneco de cor” da Cia de Teatro do Maleiro Formas Animadas y Títeres, de Goiânia- GO.

 

A apresentação aconteceu em dois períodos: noturno, para a comunidade e os alunos da Educação de Jovens e Adultos- EJA. E no dia 20, no período matutino, para as crianças participantes do Cofo de Leitura. Além de ensinar a plateia a representar animais de sombra, o ator esbanjou criatividade com seus bonecos. As performances encantaram a todos que assistiram ao espetáculo.

 

No dia 21, o espetáculo encerrou também o projeto ÁRVORE DE LEITURA, na Escola Carmencita Maia, no reassentamento Flor da Serra. Ainda mais empolgados, os bonecos representaram histórias, levando alunos, professores e funcionários a reflexão.  Sendo que o destaque foi um boneco – ancião. Ele envolveu a plateiapelas técnicas e práticas das mãos ágeis do ator Marcos Marrom, que deram vida ao personagem e emprestou sua voz ao ancião que dialogou, ensinou e chamou atenção dos alunos para o cuidado com idosos. Além disso também mencionou a importância da relação de respeito e de valorização da sabedoria dos mais velhos.  Nesse jogo de sedução artística, a fantasia e a realidade deram passagem à imaginação das crianças por bons momentos em que fixaram os olhares e silenciaram diante de cada cena.

 

Para o aluno Lucas, a apresentação foi muito interessante, “eu gostei mais do velhinho porque falou do respeito que a gente tem que ter com os mais velhos, além do conhecimento para ensinar os jovens”. Enquanto o professor Lourival destacou a concentração dos alunos durante a apresentação e enfatizou o papel importante das artes na escola, “uma ferramenta que precisa ser mais valorizada e praticada nos espaços escolares e pedagógicos, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e sociais, além da concentração e criatividade dos alunos”, disse Lourival.

 

As atividades foram mediadas pela bolsista do curso de Educação Física, Anna S. Paz, professora Cidinha Medina e o Biólogo José Adailton, ambos do Ceulp/Ulbra.

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