Unitas presente X Congresso Brasileiro de Agroecologia

Na ocasião aconteceu a feira de troca de sementes

Por Nilsson Neres - Estagiário de Jornalismo – Palmas-TO
22/09/2017 • Atualizado em 22/09/2017 14:49

A Equipe Unitas Agroecológica do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra recebeu 2 (dois) troféus de guardiões de sementes durante a feira de sementes crioulas do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que aconteceu em Brasília - DF entre os dias 12 e 15 de setembro.

 

A premiação é um reconhecimento simbólico que aconteceu na cerimônia de encerramento do congresso aos 10 primeiros guardiões/ãs que expuserem o maior número de diversidade e de espécies durante a feira de troca.

 

A Unitas agroecológica levou para feira mais de 26 espécies de sementes e 800 sachês de sementes para trocas, sendo premiada em duas categorias.

 

A primeira premiação foi uma cabaça pequena por apresentar na feira a maior variedade de espécies. Foram premiados nessa categoria os 15 expositores com maior variedade e a Unitas do Ceulp/Ulbra, ficou em 7° colocado.

 

A segunda premiação foi uma cabaça grande. Foram premiados os 10 expositores com maior quantidade de sementes, a Unitas levou 800 sachês de sementes.

 

Para a Bióloga Lucivania Santos, que foi representando a Unitas na Feira de trocas, a premiação foi de suma importância, “muito interessante para o núcleo por nos fazer perceber a importância de manter viva a genética e existência dessas sementes”, afirma Lucivania.

 

Entre as espécies tinham sementes madeireiras, medicinais, alimentícias e adubação verde.

 

Sobre a Feira

A troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos, parte fundamental no processo de empoderamento, conquista da autonomia produtiva e soberania alimentar por parte dos/as agricultores/as. A feira faz parte do X Congresso Brasileiro de Agroecologia.

 

Para coordenadora da Unitas Agroecológica, Conceição Previero, “a feira é um momento de interação entre expositores e produtores de sementes. Onde reúne variedades de sementes e possibilita trocas entre os produtores”, diz Previero. 

 

Confira mais fotos aqui

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento