Instalado sistema para gerar energia fotovoltaica no Ceulp

08/11/2017 • Atualizado em 08/11/2017 15:41

O Centro Universitário Luterano de Palmas assinou contrato para implantação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Foi realizada a instalação, inicialmente no prédio 2, de 195 módulos de energia solar com quase 2 metros de altura.

 

No início do mês de novembro, o Reitor do Ceulp, Adriano Chiarani da Silva, juntamente com o diretor administrativo da instituição, Enéias Cardoso e o responsável pela execução do projeto e sistema fotovoltaico, Engenheiro Ambiental,  Rafael Boff, procederam com o ligamento do sistema e a partir de agora está em completo funcionamento.

 

Para o cronograma de implantação foram substituídas lâmpadas atuais por lâmpadas de LED. De acordo com o Reitor, Adriano Chiarani, “a ideia havia sido lançada pelo diretor administrativo, trabalhamos nisso, corremos atrás e está instalado o sistema, demos um passo muito importante no que diz respeito ao consumo energético da nossa instituição”, relata Chiarani.

 

Com os painéis instalados é possível realizar o acompanhamento do desempenho do sistema. Os dados serão monitorados, comparados e divulgados para conhecimento. O objetivo é que posteriormente seja instalado nos demais prédios para aumento da capacidade.

 

Energia Fotovoltaica

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.


O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

 

Ceulp/Ulbra com energia de qualidade, renovável e sustentável!

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento