Docente do Ceulp/Ulbra tem artigo publicado em livro

A obra traz em sua narrativa resultados de pesquisas científicas sobre vaqueiros

Por Nilsson Neres - Estagiário de Jornalismo – Palmas-TO
05/02/2018 • Atualizado em 05/02/2018 14:55

A docente do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra, Maria de Fátima Rocha Medina, colaborou com a publicação dolivro “Saberes de vaqueiros: épica, ancestralidade, ofício”, por meio da publicação de um capítulo intitulado “Repertório de vaqueiro: memória, experiência, narração”.

 

O livrotraz em sua narrativa resultados de pesquisas científicas, realizadas em várias regiões do Brasil, sobre vaqueiros. A obra foi organizada pela professora Josebel Akel.

 

Segundo Medina “o capítulo foca uma parte do trabalho de pesquisa cujo objetivo é identificar qual é o repertório dos cuidadores de gado. A partir de Walter Benjamin e Paul Zumthor, conseguimos identificar peculiaridades de narradores nos vaqueiros de décadas passadas”, afirma Maria de Fátima.

 

Além da participação no livro, a professora e sua irmã, Maria Aparecida da Rocha Medina, tem publicado na Revista Miscelânea, da Unesp-Assis/SP, um artigo com o título “Aboio: poesia e canto no compasso do gado”.

 

De acordo com a pesquisadora, “o artigo contribui com pesquisas na área da literatura oral, que tem revelado vozes que são preteridas no cânone literário. Ou seja, por meio desse tipo de trabalho, grupos como vaqueiros são valorizados e revelados na cultura brasileira”, relata.

 

O Projeto de pesquisa “Repertório de vaqueiro: memória, experiência, narração” pertence ao grupo de pesquisa: Cultura, linguagem e saberes que tem sua linha na área “saberes populares, experiência e memória”.

 

O Grupo de Pesquisa

A equipe é formada pelas professoras Maria de Fátima Rocha Medina, Maria Aparecida Rocha Medina e pelas acadêmicas, Joanna de Azambuja Picoli e Stefani Cristina Lucian.

 

Para conferir o artigo “Aboio: poesia e canto no compasso do gado”, clique aqui.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento