VIII Jornada de Engenharia Civil é realizada em abril

A programação contará com palestras, minicursos e competições

03/04/2018 • Atualizado em 03/04/2018 10:06

Acontece entre os dias 23 a 27 de abril de 2018, nas dependências do Ceulp/Ulbra, a VIII Jornada do curso de Engenharia Civil. Para esse ano a temática escolhida é “Engenharia Civil como protagonista do desenvolvimento econômico, social e ambiental”.

 

 A Jornada é um evento promovido para a articulação de conhecimentos e troca de experiências através do encontro entre comunidade acadêmica e empresas de engenharia em minicursos, oficinas, ciclos de palestras e rodas de discussões. A JEC é voltada para estudantes de graduação, técnicos e professores além de empresas particulares e indústrias interessadas em demonstrar a aplicação dos conhecimentos de engenharia no exercício da prática profissional.

 

Os interessados em realizar a inscrição devem preencher o formulário de cadastro disponível aqui. O ingresso dá direito a participação nas palestras e em um minicurso, sendo no valor promocional de R$ 50 reais até o dia 15 de abril.

 

Durante a programação ocorrerá as tradicionais competições de Pontes de Macarrão e do COCAR (IBRACON). Podem participar acadêmicos de Engenharia Civil do Ceulp ou das demais instituições. Ao final da Jornada os grupos vencedores receberão premiações.

 

Pontes de Macarrão - é uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. A ação envolve alunos dos cursos da área tecnológica, buscando estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina “Resistência dos Materiais” e disciplinas afins. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte, utilizando macarrão do tipo espaguete e material colante, conforme especificado no regulamento do concurso. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm e poderá ter no máximo 850gf.  O teste de carga será realizado às 14h do dia 24 de abril. Confira o edital aqui.

 

COCAR - Competição de Concreto de Alta resistência que tem o objetivo de testar a habilidade dos estudantes na preparação de concretos resistentes e coloridos. O desafio proposto ao estudante é o de moldar um corpo de provacúbico, com 10cm de aresta, usando concreto colorido, que atinja altas resistências no ensaio de compressão. Veja o edital aqui.

 

Para conferir a programação completa e mais informações sobre a Jornada, acesse www.ulbra-to.br/jornada-civil ou entre em contato pelo telefone 3219-8254.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento