Ceulp expõe práticas de cursos e projetos na 18ª Agrotins

Estimativa é receber mais de 120 mil pessoas durante os 5 dias de evento

24/04/2018

Anualmente, o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) participa da maior feira agrotecnológica da região norte do Brasil, a Agrotins. Em 2018, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins será realizada nos dias 8 a 12 de maio e abordará o tema “O Futuro na Agroindústria Sustentável”.

 

O Governo do Tocantins realiza o evento com objetivo de divulgar e transferir, ao setor produtivo, os conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial, bem como promover a comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual.

 

A Agrotins acontece dentro do Centro Agrotecnológico, ocupando 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio.

 

Nesta 18ª edição da feira, os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e o Núcleo de Agroecologia – Unitas Agroecológica promoverão ações no estande institucional do Ceulp e desenvolverão atividades com o objetivo de apresentar práticas realizadas no âmbito acadêmico, de extensão e pesquisa universitária. Confira:

 

Curso de Agronomia

 

Apresentação de uma maquete de irrigação de pastagens via pivô central, como objetivo de apresentar ao visitante a possibilidade de produzir forragem de boa qualidade e em quantidade suficiente para a alimentação do rebanho, durante todo o ano.

 

Apresentação de plantas de soja e milho cultivadas em diferentes níveis de fertilidade do solo, cujo objetivo é mostrar a importância de uma adubação equilibrada, e que a deficiência de somente um nutriente é suficiente para causar uma redução no crescimento, desenvolvimento e produção das culturas.

 

Apresentação de um perfil do solo, viatrincheira, com o objetivo de mostrar a classificação do solo e a dinâmica dos nutrientes ao longo de um perfil do solo.

 

 

Curso de Medicina Veterinária

 

Exposição de Mini vaca e Esqueletos

Esse animal ficará exposto onde abordaremos sobre a produção leiteira com essa categoria animal, e ao mesmo tempo será feita uma pintura do sistema esquelético no próprio animal, abordando a anatomia animal.

 

Modelo artificial na Medicina Veterinária

Utilização de uma pata artificial para treinamento de coleta de sangue em animal. A utilização desse método está atrelada à importância que os nossos pacientes representam para seus tutores. Estudos demonstram que a utilização dessas práticas no processo inicial de aprendizagem é de fundamental importância para preparar o acadêmico para um primeiro contato com os nossos pacientes, reduzindo assim os possíveis riscos e/ou danos causados à vida dos mesmos.

 

Exposição de trabalhos práticos dos acadêmicos

Exposição de maquetes sobre biologia celular e fisiologia dos animais domésticos, e ao mesmo tempo abordando a importância do conhecimento por parte do Médico Veterinário sobre cada uma dessas áreas.

 

 

Núcleo de Agroecologia – Unitas Agroecológica

 

Doação de sementes crioulas

Serão doadas sementes crioulas com orientação sobre o cultivo e a fenologia da planta. Referida atividade tem como objetivo resgatar o cultivo das sementes crioulas e a agrobiodiversidade.

 

Projeto “Adote uma árvore”

Serão doadas mudas de espécies nativas e cultivadas. Este projeto é em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas, por intermédio da Fundação do Meio Ambiente. Além da doação serão repassadas orientações sobre o local de plantio e formas de cultivo.

 

Biblioteca Viva

Exposição de sementes crioulas com o objetivo de mostrar a diversidade de espécies e a riqueza da nossa agrobiodiversidade.

 

Exposição de animais peçonhentos – serpentes

Espécies conservadas em meio líquido serão expostas e repassadas orientações sobre cuidados quanto a prevenção de acidentes e medidas necessárias caso ocorram.

 

Moringa oleifera: Um coagulante natural no tratamento da água

Demonstrar a capacidade das sementes de Moringa oleifera em melhorar a qualidade da água para consumo. A semente da árvore Moringa oleifera é um coagulante natural e tem capacidade de juntar partículas e microrganismos que são removidos com mais facilidade em outra etapa do tratamento da água, como por exemplo, na filtração.

 

Minhocário: alternativa para o aproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos

O objetivo será apresentar informações sobre a elaboração da composteira doméstica na utilização dos resíduos orgânicos, além de disseminar conceitos embasados em práticas sustentáveis.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento