Odontologia promove atendimento gratuito no Centro de Especialidades Odontológicas de Palmas

Atendimento reduz fila de espera do SUS

02/08/2018 • Atualizado em 08/08/2018 10:36

O Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) firmam parceria para reduzir a fila de espera na realização de procedimentos odontológicos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O atendimento realizado por acadêmicos formandos do curso de Odontologia, supervisionados por docentes e residentes, é gratuito e visa também contribuir para a formação integral dos acadêmicos. Esta parceria consiste na oferta de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde encaminhados pelos Centros de Saúde da Comunidade via Sistema de Regulação (SisReg).

 

Os atendimentos iniciaram na segunda-feira, 30, e o lançamento oficial do projeto que segue até dia 14 de dezembro, aconteceu ontem, 01/08, no CEO localizado na Arse 71. Os atendimentos acontecem de segunda à quinta-feira, de 18h às 22h, com foco nos pacientes trabalhadores que têm dificuldade de acessar esse serviço em horário comercial.

 

Para o reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, parcerias como estas são fundamentais para a formação integral dos acadêmicos. “Os alunos vivenciam a prática profissional e entram no mercado de trabalho melhor preparados para a realidade social, principalmente no que diz respeito ao SUS”, explica. A coordenadora do curso de Odontologia doutora Micheline Pimentel ressalta que esta integração entre ensino e serviço, além de contribuir para o desenvolvimento acadêmico, também visa oferecer serviços de qualidade à comunidade. “Esta parceria também é um reflexo do entendimento da Odontologia não apenas como o conhecimento técnico-científico, mas sim como promoção da qualidade de vida e bem estar da população”, conclui a docente.

 

Durante o período do projeto, serão realizados em torno de 400 procedimentos odontológicos especializados em endodontia e cirurgia oral, como canal, extração de siso, entre outros. Por dia serão dois procedimentos de endodontia e quatro cirurgias por equipe. Serão seis equipes atendendo simultaneamente.

 

Os procedimentos serão realizados por cerca de 30 acadêmicos concluintes do curso, supervisionados por professores e residentes, sendo que por dia serão seis duplas de alunos, dois residentes e dois professores.

 

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento