Alteridade disponibiliza serviços para discentes do Ceulp/Ulbra

Todos as atividades são gratuitas

Por Weslene Rocha - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
08/08/2018 • Atualizado em 09/08/2018 12:03

O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes – Alteridade surgiu em 2011, como um projeto de extensão do curso de Psicologia e com o foco principal de auxiliar os alunos da instituição, com serviços que vão desde acessibilidade aos acadêmicos cegos, surdos e cadeirantes até o auxílio aos que tem dificuldades de aprendizagem. O acadêmico é livre para procurar o ambiente ou ser encaminhado pela própria coordenação e professores, todos os serviços são gratuitos.

 

São diversos grupos de promoção à saúde com o intuito de contribuir de várias formas, ‘‘temos a acessibilidade, mobilidade, leitura, ampliação de material para alunos de baixa visão, entre outros. O que a pessoa precisar, nós vamos ajudar de alguma forma’’, relata a coordenadora do Núcleo Alteridade, Ana Beatriz Dupré Silva.

 

Veja os projetos voltados ao atendimento e processos de ensino e aprendizagem, saúde mental e desenvolvimento de habilidades profissionais no contexto universitário. 

 

Livreando – Núcleo de leitura do alteridade

É um espaço criativo para o desenvolvimento de competências de interpretação textual e de exposição de ideias em público. Os encontros acontecem toda a quinta-feira, das 12h30 às 13h30, na sala 212.

 

Inclusão Digital

É um grupo que trabalha assuntos referentes à inclusão ou re-inclusão de pessoas que, por motivos diversos, após longo tempo retornam às salas de aula, principalmente ao que tange a inclusão digital. Os encontros acontecem toda a terça-feira, das 08h às 09h, na sala 212.

 

Grita- Grupo de intervenção terapêutica e artística

Este grupo visa promover habilidades sociais por meio da integração entre os acadêmicos dos mais variados cursos e instituições, bem como profissionais da área e o público externo. Os encontros são toda terça-feira, das 17h às 19h, na sala 220.

 

Cine Alteridade

O objetivo é promover a socialização e acesso a cultura entre acadêmicos de todos os cursos. Este grupo exibe filmes, documentários e séries.  Os horários das sessões são: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 12h20 às 13h50, na sala 220.

 

(Re) Orientação profissional

O grupo tem por objetivo dar suporte ao acadêmico que, mesmo cursando nível superior, apresenta dúvida ou incerteza na escolha de sua profissão. Espera-se que, ao fim, o acadêmico tenha uma noção maior de quem ele é e reveja suas escolhas. A inscrição prévia é feita no Núcleo Alteridade e os encontros são segunda-feira, das 8h às 9h, sala 212.

 

Momento lúdico

É um momento de relaxamento, descontração, inter-relações e bem estar aos acadêmicos, a partir de jogos de tabuleiro. Os encontros são toda terça-feira, das 12h30 às 13h30, no hall do Ceulp/Ulbra.

 

TCCendo

Esse grupo foi feito para auxiliar os alunos que estão em crise por conta do Trabalho de Conclusão de Curso. Por meio de técnicas de relaxamento, ajudando a enfrentar esta etapa. Os encontros são às quintas-feiras, das 17h às 18h, na sala 212.

 

Como estudar textos acadêmicos

É um grupo de auxílio a quem tem dificuldade com os textos acadêmicos. Leve seu texto toda a quarta-feira, das 8h às 9h, na sala 212.

 

Help Monitores

É um grupo de ajuda aos alunos monitores de alguma disciplina da instituição. Por meio de orientação no planejamento das monitorias. Os encontros são quarta-feira, das 17h30 às 18h30, na sala 212.

 

Como enfrentar os desafios de uma universidade

A vida acadêmica traz novas exigências (morar distante dos familiares, morar sozinho ou dividindo moradia com colegas, a nova rotina de estudos, trabalhos em grupos, falar em público, além das próprias dificuldades acadêmicas inerentes da própria formação). Neste grupo você poderá conversar sobre suas preocupações e expectativas e isso poderá te ajudar nestes novos desafios. Os encontros são segunda-feira, das 17h30 às 18h30, sala 212.

 

Mais informações acesse o site www.ulbra-to.br/alteridade ou entre em contato pelo telefone 3219-8037.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento