Acadêmicos do Ceulp/Ulbra apresentam projetos na Unitec

Encontro itinerante promove aproximação entre mercado e academia

12/11/2018 • Atualizado em 13/11/2018 10:16

Com o intuito de aproximar pesquisas acadêmicos de demandas de mercado voltadas aos pequenos negócios e a indústria, nos dias 21 e 22 de novembro ocorrerá a Feira Tecnológica Universidade e Empresa (UNITEC), promovida pelo Sebrae em parceria com instituições de ensino do Tocantins como Ceulp/Ulbra, Faculdade Católica, IFTO, ITPAC, UFT, Unirg e Unitins.

 

Na feira, que acontecerá na biblioteca do câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Ceulp/Ulbra apresentará sete projetos desenvolvidos pelos cursos de Engenharia de Minas, Arquitetura e Urbanismo e Farmácia. Ao todo, cerca de 40 acadêmicos de todas as instituições participantes foram selecionados e irão apresentar seus trabalhos para empresários, industriários e comerciários.

 

A gestora da Agência de Inovação Ulbratech em Palmas, professora Cintia Fernandes, afirma que estreitar laços entre academia e setor produtivo torna-se viável a partir do instante em que os agentes envolvidos percebem seus papéis e, principalmente, “entendem que o fortalecimento de uma nação se faz a partir de investimento em educação empreendedora, ciência, tecnologia e inovação”, explica. Para Cintia, integrar academia, governo e mercado é requisito na promoção de riqueza e bem-estar social.

 

“Se o conhecimento gerado no meio acadêmico não tiver significado na vida das pessoas, qual o seu sentido?”, reflete a gestora. A docente também destaca que é importante entender “que o estado não tem condições de sustentar sozinho um sistema inovativo pujante. Assim, contar com apoio da iniciativa privada deve ser encarado como oportunidade, especialmente no tocante ao fomento da cultura empreendedora dentro da Instituições de Ensino Superior”, completa a professora.

 

Dentre os projetos desenvolvidos por acadêmicos do Ceulp estão o MinasLab, que promove prestação de serviços em testes de beneficiamento de minérios, caracterização tecnológica e avaliação econômica de projetos de mineração; ArqLab que presta serviços nas áreas de conforto ambiental, sustentabilidade urbana e confecção de modelos em escala; Chocolate que combate os sintomas da tpm, sem leite, sem glúten e sem soja; e outros.

 

As áreas apresentadas são tecnologia, agronegócio, saúde, educação, serviços públicos, energia e indústria. Na programação da feira, também estão previstas apresentações culturais de estudantes e uma praça de alimentação com Food Trucks.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento