CEAC divulga vagas para projetos interdisciplinares

Podem participar acadêmicos de todos os cursos do Ceulp/Ulbra

15/03/2019 • Atualizado em 15/03/2019 17:52

Com o intuito de estimular a integração entre conteúdos e vivências de diferentes áreas do conhecimento, o Centro Universitário Luterano de Palmas por meio da Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários - CEAC disponibiliza vagas para acadêmicos interessados em participar de projetos interdisciplinares.

 

Ao todo serão ofertadas vagas de voluntariado para quatro projetos: Clínica de Direitos Humanos; Desapegue e Doe;  (EN)Cena: a saúde mental em movimento; Terraquarium: educação e meio ambiente. Podem participar acadêmicos de todos os cursos do Ceulp/Ulbra. Interessados podem entrar em contato com a coordenação do projeto, entre os dias 20 e 30 de março.

 

Todos os projetos dispõem de metodologias que promovem a união em torno do objetivo comum de formação dos indivíduos sociais, o que permite um melhor desenvolvimento das habilidades dos acadêmicos durante o período de graduação.

 

Confira algumas informações sobre os projetos e participe!

 

Clínica de Direitos Humanos

O Projeto tem como objetivo promover a cultura dos Direitos Humanos com iniciativas voltadas para a sensibilização e formação de cidadãos na perspectiva da defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana, a fim colaborar para a construção de uma sociedade que valorize e desenvolva condições para a garantia da dignidade humana.

Ações: Atuação na Unidade Prisional Feminina de Palmas (Sistema Prisional), promovendo o Projeto “Leitura que Liberta”, que trabalha a remição de pena pela leitura; Promoção, na Unidade Prisional Feminina de Palmas, a remição por meio do artesanato, através do Projeto “Realinhando”; Encontros de estudo sobre direitos humanos por meio do Projeto “Conhecendo os Direitos Humanos”, com a realização de uma palestra mensal em escolas de ensino fundamental e médio de Palmas/TO.

 

Desapegue e Doe

O intuito deste projeto é fortalecer a cultura do voluntariado, propiciando poder refletir e agir no resgate dos valores humanos, esquecidos no dia a dia das pessoas que vivem na chamada sociedade moderna.

Ações: Participação na elaboração e execução de ações durante todo o ano: Ação de Páscoa; Dia das Mães; Dia dos Pais; Dia das Crianças; Campanha da Responsabilidade Social.

 

(EN)Cena: a saúde mental em movimento

A proposta deste projeto, lançado em maio de 2011, consiste na divulgação de experiências que se caracterizam como estratégias substitutivas ao modelo hegemônico em saúde em produções textuais, imagéticas e sonoras que perpassam o campo da saúde mental. Trata-se de um portal (www.encenasaudemental.net), aberto à professores, acadêmicos e usuários dos serviços de saúde para colaborarem em seções que contemplam a produção de narrativas textuais e imagéticas.

Ações: Promoção de saúde mental por meio de escuta, produção de narrativas, intervenção em grupos, organização e realização de debates com temáticas que inter-relacionam a áreas do conhecimento de humanas, sociais, saúde, exatas e tecnologias com a saúde mental.

 

Terraquarium: educação e meio ambiente

O projeto tem com objetivos criar espaços de diálogos e discussões na comunidade acadêmica e externa quanto a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica; Promover a educação ambiental no âmbito dos cursos e a conscientização para a preservação do meio ambiente; Empoderar educadores e educandos frente ao seu papel de multiplicador das ações e práticas de Educação Ambiental para sociedade; Demonstrar que os recursos naturais são finitos e que temos responsabilidades sobre os mesmos.

Ações: Desenvolvimento de práticas relacionadas a educação ambiental infantil; Vivências com práticas agroecológicas; Visitação monitorada na trilha ecológica do Terraquarium; Exposição itinerante de animais taxidermizados; Coleta de sementes de espécies nativas; Cultivo de plantas medicinais; Multiplicação de sementes crioulas para doação.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento