Publicado em: 22/03/2019 10:39 - Atualizado em: 22/03/2019 10:42

Manejo fitossanitário no Cerrado é tema de Simpósio realizado pelo Ceulp/Ulbra

Até 29/03, as inscrições têm valor promocional




O Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), em parceria com a Sanveg – pesquisa e sanidade vegetal e demais apoiadores, realiza em 14 a 16 de maio a primeira edição do Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins (Simdefi). A programação acontecerá no auditório central do Ceulp e contará com palestras e apresentações de trabalhos sobre o tema Manejo fitossanitário no Cerrado.

 

Durante os três dias, o Simpósio reunirá docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes de áreas correlatas para debater a agricultura centro-brasileira e objetiva criar oportunidades para a convivência, discussão e difusão de conhecimentos atualizados em proteção de plantas.

 

“O evento também será um momento para oportunizar contatos profissionais e aprendizados nas áreas de Entomologia, Fitopatologia, Nematologia, Tecnologia de Aplicação de Defensivos e Matologia por contemplar palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos na forma de pôster”, explica a coordenação do Simdefi. Como incentivo técnico-científico, serão premiados os dois melhores trabalhos apresentados na sessão científica do evento.

 

As inscrições para o evento estão abertas e são realizadas no site do evento, onde toda programação está divulgada. Até 29 de março, o valor de inscrição é promocional. Para submissão de artigos, até 22 de abril serão aceitos trabalhos científicos para apresentação no Simpósio. Acesse o regulamento com as normas para participar. Confira abaixo as palestras e ministrantes:

 

Palestra 1: Manejo eficiente de nematoides em grandes culturas: mito ou possibilidade?

Prof. Dr. Jaime Maia dos Santos

É Engenheiro Agrônomo, mestre em Microbiologia Agrícola e doutor em Proteção de Plantas. Atualmente é consultor em Nematologia e Professor Aposentado da UNESP de Jaboticabal, São Paulo.

Palestra 2: Defensivos agrícolas: situação atual no país

Eng. Agr. Fábio Kagi

É Engenheiro Agrônomo. Atualmente é Gerente Adjunto de Inovação e Sustentabilidade da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF).

Palestra 3: MIP em grandes áreas: da implantação ao sucesso

Dr. Luiz Eduardo da Rocha Pannuti

É Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Proteção de Plantas. Atualmente é Coordenador de Planejamento Agrícola na área de Entomologia no grupo SLC Agrícola.

Palestra 4: Situação atual e perspectivas do Controle Biológico na América do Sul

Dra. Yelitza Colmenarez

É Engenheira Agrônoma e PhD em Proteção de Plantas. Atualmente é Diretora Central da CABI Brasil e Coordenadora Regional Plantwise – América Latina e Caribe.

Palestra 5: Micotoxinas em milho: identificação e manejo

Dr. Rodrigo Veras da Costa

É Agrônomo, mestre e doutor em Fitopatologia. Atualmente é Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Palestra 6: A importância da sanidade de sementes

Prof. Dr. José Otávio M. Menten

É Engenheiro Agrônomo, mestre em Fitopatologia, doutor em Agronomia, Livre Docente em Fitopatologia, Pós-doutorados em Resistência e Epidemiologia, Patologia de Sementes e Biotecnologia. Atualmente é Professor Sênior da USP/ESALQ, Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e membro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG/FIESP).

Palestra 7: Bases do programa estadual de controle da ferrugem asiática da soja.

Eng. Agr° MSc. Cleovan Barbosa Pinto

É Engenheiro Agrônomo, Engenheiro em Segurança do Trabalho e mestre em Defesa Sanitária Vegetal. Atualmente é Inspetor de Defesa Agropecuária no Tocantins – ADAPEC/TO.

Palestra 8: Identificação e Manejo de Formigas Cortadeiras

Prof. Dr. Ricardo Toshio Fujihara

É graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Adjunto Doutor e Vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias – CCA da Universidade Federal de São Carlos – Campus Araras/São Paulo.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000