Ceulp/Ulbra sedia 6º Fórum de Saúde Mental

As inscrições estão abertas; fórum discute a prevenção de vulnerabilidades infanto-juvenis

28/03/2019 • Atualizado em 28/03/2019 11:32

‘Prevenção de vulnerabilidade na infância e adolescência’ é o tema do 6º Fórum de Saúde Mental voltado para educadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O Fórum que acontece no dia 04 de abril, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), está com inscrições abertas. Os interessados em participar podem se inscrever em http://twixar.me/WY1K.

 

A abertura será às 9 horas, no auditório central do Ceulp/Ulbra com a mesa-redonda ‘Proteção intersetorial na infância e adolescência’, que é aberta ao público. Já na parte da tarde acontecem as oficinas ‘Educação: prevenção de automutilação e suicídio’ para diretores de escolas. ‘Educação: competências psicossociais no desenvolvimento infantil’ para orientadores educacionais, e ‘Saúde: grupo de pais (promoção de habilidades parentais)’ voltada para profissionais da atenção primária da rede municipal.

 

“O objetivo é fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, de forma a envolver educadores, profissionais de saúde, a família e a sociedade para promover a saúde mental dessas crianças e adolescentes evitando automutilação, suicídio, quadros depressivos e contribuindo para que eles aprendam a desenvolver suas habilidades de lidar com seus sentimentos e frustrações em todos os espaços. Pois não pode mais se sustentar a ideia de que as questões de saúde mental e sofrimento mental são apenas atrelados à presença de um diagnóstico, mas é resultado de todo o contexto social em que essa criança ou adolescente está inserido”, ressalta a gerente de Saúde Mental, Dhieine Caminski.

 

Programação

Dia 04 de abril (quinta-feira)

Local: auditório central do Ceulp/Ulbra

Das 9 às 11h30 – Mesa redonda “Proteção intersetorial na infância e adolescência” – aberta ao público

 

Das 13 às 17 horas – Oficinas

 

Oficina 1 – Educação: Prevenção de automutilação e suicídio

Público-alvo: diretores de escolas – 20 vagas

Mediadora: Leny Meire Carrasco – psicóloga da área técnica da Gerência de Saúde Mental da Semus

 

Oficina 2 – Educação: Competências psicossociais no desenvolvimento infantil

Público-alvo: orientadores educacionais – 20 vagas

Mediadoras: psicóloga Paloma Graciano e fonoaudióloga Juliana Bacoff, ambas do Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (Semus)

 

Oficina 3 – Saúde: Grupo de pais (promoção de habilidades parentais)

Público-alvo: profissionais da Atenção Primária em Saúde (Equipes de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família) – 20 vagas

Mediadores: Dhieine Caminski – psicóloga e gerente de Saúde Mental da Semus, José Bernardes – psicólogo residente do Nasf, e Gabrielle Damasceno – estagiária em Psicologia do Ceulp/Ulbra

 

Com informações da Secretaria de Saúde de Palmas

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento