Publicado em: 11/04/2019 16:21 - Atualizado em: 11/04/2019 16:22

Terraquarium recebe alunos de Cmeis para visita guiada

Projeto do Ceulp/Ulbra sensibiliza crianças quanto a preservação e responsabilidade com o meio ambiente




Os alunos de Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) de Palmas participaram nesta quinta-feira, 11, das atividades de educação ambiental promovidas pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) como parte do projeto Terraquarium: Educação e Ambiente.

 

Com práticas relacionadas à sensibilização quanto à importância da preservação do meio ambiente, voltadas especificamente para crianças, o projeto é realizado na área destinada às atividades do Unitas Agroecológica, núcleo do Ceulp/Ulbra destinado a experimentações em agroecologia e educação ambiental.

 

As crianças foram divididas em grupos para visitação alternada das quatro estações preparadas para recebê-las. A primeira é um percurso em trilha na mata, com apresentação de animais taxidermizados do Cerrado. Na segunda estação, os pequenos aprendem a confeccionar o boneco Cuca Verde, com meias, serragem e sementes de gergelim. Após a germinação das sementes, o boneco apresenta um interessante efeito, tendo os brotos como cabelo.

 

Nas demais estações, os pequenos colocam a mão na massa. Em uma, acontece o plantio de mudas de árvores frutíferas, e na outra, em plena horta, eles aprendem a plantar a muda de alface no canteiro. Ao final, depois de um lanche saudável, cada um leva uma muda para casa.

 

 

Conceição Previero, coordenadora do Núcleo de Agroecologia do Ceulp, destaca a importância de abordar a questão ambiental para as crianças desde os primeiros anos. “Este espaço é destinado a práticas e visitações, sempre com o intento de despertar jovens e adultos para a sua capacidade de mudar o ambiente à sua volta”, disse.

 

Alice Furukawa, diretora de Educação Infantil da Semed, salientou a relevância das atividades na vida dos pequenos. “Com certeza eles se lembrarão deste dia por toda sua vida”, salientou.

 

Com informações da Semed

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000