Clínica de Enfermagem oferece assistência qualificada em serviços

Atendimento é gratuito e acessível a toda comunidade

15/04/2019 • Atualizado em 15/04/2019 17:39

Há cinco anos, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) realiza atendimentos à comunidade por meio da Clínica, um grande diferencial do curso para a formação acadêmica integral dos alunos e no auxílio de demandas da sociedade. No último semestre, mais de três mil procedimentos de Enfermagem foram realizados por acadêmicos supervisionados por docentes.

 

A Clínica promove a assistência de Enfermagem ao portador de lesões de pele, com consulta, avaliação de lesões de pele, tratamento de feridas, com desbridamento e coberturas específicas para cada tipo de ferida. O atendimento é exclusivo, sendo o único gratuito em Palmas/TO, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), oferecendo assistência qualificada e materiais diferenciados e favorecendo muitos pacientes portadores de feridas agudas e crônicas.

 

O paciente José Nilton conta que havia caído de moto e entrou em contato com a Clínica para avaliação do caso e atendimento dos ferimentos. Ele conta que foi muito bem recebido pela equipe e atendido em sua necessidade. “A equipe vai além do serviço técnico que é impecável. Eles têm carisma e nos animam quando chegamos com dor ou cabisbaixos. Terminei o tratamento há 10 dias e posso dizer que tive atendimento vip”, afirma José Nilton.

 

De acordo com a coordenadora da Clínica de Enfermagem, professora Tatiana Peres Santana Porto Wanderley, o acadêmico tem a oportunidade de prestar assistência para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas aos pacientes contemplando as atividades assistenciais e gerenciais que envolvem a profissão dentro de uma clínica específica.

 

“A clínica oportuniza desenvolver a capacidade de tomada de decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas”, ressalta a docente.

 

 

Para a acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem, Gabriela Nunes, os atendimentos realizados na Clínica são uma oportunidade de prestar o cuidado de maneira holística aos pacientes.  “A assistência não é somente realizar um curativo, mas também de olhar o paciente como um todo, fazendo uma avaliação desde sua moradia, hábitos e fatores que se associam para que o mesmo tenha uma evolução positiva no seu tratamento”, assegura Gabriela.

 

A discente complementa afirmando que o estágio na Clínica é um dos campos em que diariamente há troca de aprendizado, e é possível acompanhar detalhadamente a evolução do paciente. “É uma vivência única e nos prepara para sermos a diferença diante do mercado de trabalho”, finaliza.

 

Clínica de Enfermagem do Ceulp/Ulbra

Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, no período vespertino, e são totalmente gratuitos. Para ser atendido é necessário fazer o agendamento, entrando em contato com o Núcleo de Atendimento a Comunidade (Nac) pelo telefone (63) 3223-2015. A Clínica também atende pacientes encaminhados pela Atenção Básica do Município de Palmas e Rede Estadual.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento