Mil pacientes são atendidos pela Clínica de Odontologia anualmente

Serviço auxilia nas demandas de fila de espera do Sus e no atendimento à população vulnerável

16/04/2019 • Atualizado em 08/05/2019 12:35

Formar profissionais que desenvolvam medidas de promoção da saúde adequadas à realidade da população. Com este objetivo, acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) realizam atendimentos de especialidades odontológicas a toda comunidade, sob supervisão de docentes.

 

De acordo com a coordenadora do curso, doutora Micheline Pimentel Ribeiro, “a maior relevância da Clínica de Odontologia do Ceulp é desafogar a fila de espera do Sus, bem como atender populações vulneráveis”. Em dois anos e meio de atuação, a Clínica realizou mais de vinte e sete mil procedimentos odontológicos, e mais de duas mil e quinhentas pessoas foram atendidas sem convênio com o Sistema Único de Saúde (Sus) e por demanda espontânea a toda a comunidade, com trabalho especial à população indígena.

 

A paciente Edinete Souza relata, com muita gratidão, qual foi o resultado do seu tratamento. “Minha vida melhorou muito depois de fazer o tratamento. Consegui arrumar um emprego porque consigo falar sem ficar envergonhada, minha alimentação também mudou porque hoje consigo comer muitas coisas que antes não podia. Mas principalmente melhorei minha autoestima, com um sorriso bonito e feliz de verdade”, comemora Edinete.

 

Carla Dias também foi atendida na Clínica e relata que antes, pensava que não gostava de ser fotografada, quando na verdade tinha receio por causa da estética dos dentes que eram separados. “O atendimento que tive foi muito além do que imaginei. Não pensava que fosse conseguir a cirurgia dos meus sonhos, e agradeço muito ao Ceulp/Ulbra, foi uma bênção”, comenta Carla. O depoimento que deu sobre a Clínica é este: “excelência. E muita gratidão por isto. Antes eu me incomodava com meu sorriso, hoje eu sorrio para as paredes”, celebrou a jovem.

 

 

Mas as vantagens do trabalho desenvolvido pelo curso de Odontologia, coordenado pela professora Karina Pantano Pinheiro, não são apenas para pacientes. “Vivi momentos inéditos, como o contato e convívio com os pacientes e funcionários, sendo que sempre estivemos bem acompanhados de ótimos profissionais tanto professores(as) como técnicos(as)”, comenta Lucas Dall’Agnol, egresso do curso de Odontologia do Ceulp/Ulbra.

 

Para o cirurgião-dentista e hoje residente da Saúde da Família e Comunidade, sua experiência na Clínica foi muito importante. “As vivências, os casos clínicos discutidos e realizados tanto na teoria como na prática foram fundamentais para a minha atuação e visão de mundo atual”, conclui.

 

A experiência em Clínica mostrou à egressa Taílla Paiva a forma como é a profissão do cirurgião-dentista nas diversas especialidades de atendimento de forma humanizada, “sempre presando pelo bem estar do meu paciente. Hoje me sinto uma profissional de excelência e grande parte disso tem contribuição vinda do curso”, constata Taílla.

 

Clínica de Odontologia do Ceulp/Ulbra

A equipe atende nos horários de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 18h no campus do Ceulp/Ulbra, localizado na Avenida Teotônio Segurado 1501 sul. O investimento para pacientes com demandas espontâneas tem o valor simbólico de R$ 15. Nos convênios com Sus, o atendimento é totalmente gratuito. Os interessados em mais informações podem entrar em contato pelo (63) 3219-8070 e agendar uma avaliação para início do tratamento.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento