Lab Minastech possibilita experiência de mercado aos acadêmicos

16/05/2019

Aproximar demandas de mercado da academia é o propósito do Projeto Lab´s, idealizado pela Agência de Inovação Ulbratech Tocantins em parceria com a Fundação Ulbra e cursos de graduação do Ceulp/Ulbra. Até o momento a instituição conta com três Lab´s incubados, dentre eles o Lab Minastech, vinculado ao curso de Engenharia de Minas.

 

Dentre os serviços ofertados ao mercado estão testes de beneficiamento mineral, avaliação e caracterização de modo econômico e tecnológico, bem como projetos de mineração e outros. De acordo com Fábio Cunha, o projeto veio ao encontro a demandas do setor e seu maior diferencial é a possibilidade de proporcionar aos acadêmicos do curso de Engenharia de Minas experiências reais de mercado.

 

Fazem parte da equipe Lab MinasTech o coordenador do curso, professor Erwin Tochtrop, Fábio Cunha responsável pelo desenvolvimento das operações, professor Daniel Setti e acadêmico Luri Correa.

 

Os acadêmicos do curso de Engenharia de Minas Ceulp/Ulbra, Fábio Souza e Cairo Zubizarreta, destacaram como um dos maiores benefícios, especialmente, a oportunidade de aproximação com o mercado.

 

A mineração de pequeno porte é a categoria com menos investimento em tecnologia. “O Lab Minastech vem com o princípio de realizar atividades minerais laboratoriais em pequena escala para quanti-qualificar procedimentos minerais para empresários e mineradoras, onde tem a participação dos acadêmicos que querem ter oportunidade de fomentar e produzir conhecimento”, avalia Fabio.

 

O Lab MinasTech esteve presente na Agrotins 2017, Agrotins 2018, UNITEC 2018 e Agrotins 2019. Os serviços mais demandados ao Lab são a caracterização de agregados para construção civil e preparação de amostras para análises químicas.

 

“Oportunizar vivências reais do mercado e propiciar integração profissional entre acadêmicos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação do Ceulp/Ulbra, está entre os resultados propostos pelo Projeto Lab´s. A incubação propicia aos Lab´s, ambiência empresarial e vivências de entendimento do negócio”, afirma a coordenadora da Agência de Inovação Ulbratech Tocantins Cintia Fernandes.

 

Para ter acesso aos serviços e mais informações do Projeto Lab´s Ceulp/Ulbra, entre em contato pelo ulbratech@ceulp.edu.brou 3219 8047.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento