Participe da exposição 'Uma grande viagem pelo corpo humano'

Ceulp/Ulbra realiza II Exposição de Peças Anatômicas

Por Juliana Barbosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
16/05/2019 • Atualizado em 17/05/2019 10:04

Está aberta no complexo laboratorial do Ceulp/Ulbra a II Exposição De Peças Anatômicas: Uma Grande Viagem Pelo Corpo Humano. A atividade tem como objetivo possibilitar um conhecimento mais profundo do corpo humano, como sua estrutura, patologias e curiosidades, que para muitos ainda são desconhecidas.

 

A exposição busca promover um contato da comunidade interna e externa com as peças anatômicas, afim de que elas possam conhecer mais sobre a estrutura do corpo humano.

 

Camila Araújo Coelho é enfermeira e atua como coordenadora do complexo laboratorial há cinco anos. Ela conta que a ideia para a exposição, que já está na sua 2ª edição, ocorreu após participar de congressos e constatar que o Ceulp/Ulbra possui potencial para promover este tipo de ação. A 1ª edição ocorreu em outubro de 2018.

 

Esta 2ª edição, além de contar com mais peças anatômicas, estão distribuídas em uma ordem que possibilita compreender os processos que ocorrem no corpo humano, assim como a disposição dos órgãos.

 

“A nossa exposição está diferente do ano passado porque agora nós colocamos mais peças anatômicas e mais cadáveres para serem expostos, e o objetivo é que as pessoas conheçam o corpo humano.” declara Camila.

 

A coordenadora conta que dentre as peças, algumas possuem patologias que são expostas para chamar a atenção dos participantes, como o pulmão que pertenceu a um fumante. Uma curiosidade importante desta edição é que está sendo exposta a ossada do primeiro cadáver que chegou na instituição há mais de dez anos.

 

Todas as peças expostas são do laboratório do Ceulp/Ulbra, e são utilizadas durante as aulas práticas pelos acadêmicos dos cursos da área da saúde. A exposição conta com a parceria da Liga Universitária de Anatomia Humana do Ceulp/Ulbra (LUAHCE), que ajuda durante a exposição, no agendamento e acompanhando os visitantes, deste modo, há sempre alguém responsável por acompanhar durante a visita da exposição.

 

Sobre a importância de conhecer mais sobre a estrutura do corpo humano, Camila relata que as pessoas geralmente não conhecem a disposição dos próprios órgãos. De acordo com ela, os estudos relacionados ao corpo humano estão diminuindo cada vez mais pela dificuldade em encontrar peças disponíveis para estudo.

 

“Então, é preciso valorizar essas peças que nós temos que são de boa qualidade. E tem mais um diferencial, pois nossas peças são todas glicerinadas, então não possuem aquele cheiro forte de formol que incomoda a maioria das pessoas, o que torna um ambiente mais agradável”, ressalta a coordenadora.

 

Algo importante que foi ressaltado pela colaboradora é o respeito tido com as peças anatômicas utilizadas para estudo e que também são expostas. “Nós cobramos respeito dos alunos. Não deixamos que façam nenhuma brincadeira. Pedimos que tratem com respeito, porque apesar de não ter escolhido, elas estão aqui. Imagine a quantidade de profissionais passando pelo Ceulp/Ulbra, que estão se formando, entrando no mercado de trabalho, e que estudaram essas peças e podem ajudar muitas pessoas graças ao conhecimento prático adquirido estudando essas peças.”

 

A exposição fica aberta de segunda a sexta das 08h às 12h e de 14h as 18h no complexo laboratorial do Ceulp/Ulbra. Para agendar uma visita ou obter mais informações basta entrar em contato pelo telefone (63) 3219-8083 ou pelo e-mail: complexolab@ceulp.edu.br.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento