Construção de sistemas robóticos é abordado em artigo na Revista Singular

Pesquisa da área da Ciência da Computação aborda engenharia de requisitos

Por Juliana Barbosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
04/06/2019 • Atualizado em 04/06/2019 14:02

O Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra lançou em 2019 a Revista “Singular” que possui quatro eixos temáticos de discussão com o objetivo de disponibilizar um espaço para apresentação de trabalhos de pesquisa nas áreas agregadas pela revista.  A primeira edição lançada sob o eixo Engenharia, Tecnologia e Gestão, apresentou artigos com trabalhos diferenciados que tinham por intuito propiciar a troca de informações e debate acerca das diferentes áreas de conhecimento abordadas.

 

Um dos trabalhos publicados com o título de “Nomeando a dor da engenharia de requisitos no domínio de sistemas robóticos” teve por objetivo abordar os conceitos e requisitos obrigatórios presentes na criação e programação de sistemas robóticos atualmente. A pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa RobôCIn da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, onde o público alvo da pesquisa foram engenheiros de software, especialmente aqueles que tinham especialização e/ou interesse em áreas robóticas e afins.

 

A autoria do artigo é de Tayse Virgulino Ribeiro, egressa do curso de Sistemas de Informação do Ceulp/Ulbra e Laura María Palomino Mariño, graduada em Engenharia de Informática pela Universidade de Las Ciencias Informaticas in La Habana. Ambas são mestrandas do curso de Ciência da Computação no Centro de Informática (CIn) da UFPE sob orientação de Fabio Queda Bueno da Silva, graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas e PhD em Ciência da Computação pelo Laboratory for Foundations of Computer Science, Universidade de Edimburgo, Escócia.

 

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários durante dois meses com cinco engenheiros do grupo RobôCIn. Ao nos dar seu depoimento em uma entrevista, Tayse Virgulino Ribeiro contou que a pesquisa teve como principal objetivo explorar a forma de planejamento e desenvolvimento de um grupo de robótica, comparando esse cenário a um modelo de desenvolvimento definido como básico para se elicitar/definir requisitos e/ou atividades para o contexto da robótica.

 

Segundo Tayse, esta temática surgiu da necessidade de realizar um estudo exploratório para avaliar como potenciais desenvolvedores nessa área tendem a desenvolver seus projetos. O estudo buscou responder o seguinte questionamento: Quais os aspectos são levados em consideração na definição de requisitos para desenvolver projetos no grupo de pesquisa RobôCIn?

 

Sobre as dificuldades encontradas durante aplicação da pesquisa, Tayse elencou primeiramente  o desafio de encontrar grupos que trabalhassem com intuito de solucionar problemas na área da robótica, como também avaliar e compreender sobre a cultura e forma de desenvolvimento do grupo de pesquisa, no que tange a fase de planejamento e arquitetura de um software e/ou hardware.

 

Na visão de Tayse enquanto observadora “a pesquisa ainda precisa ser mais explorada no contexto do grupo apresentado, abordando mais especialistas na área para compor melhor a análise das informações. É um estudo primário, que aplicado como estudo de caso de um determinado grupo de pesquisa, como o RobôCIn, já é válido para compreender cultura, formas de desenvolvimento e processos aplicáveis.”

 

Sobre os benefícios percebidos durante todo o processo de execução do trabalho de pesquisa, Tayse afirma que “a engenharia de software, com linha de pesquisa centralizada em Engenharia de Requisitos, vêm explorando sobre técnicas de definição de requisitos para sistemas robóticos. Fundamentado nisso, este artigo traz como abordagem inicial a avaliação de um framework/modelo para abstração de requisitos para sistemas robóticos, no intuito de explorar conceitos já analisados e elaborados, com base na literatura, como também no intuito de investigar na prática o estudo realizado.”

 

Quando se é realizado um trabalho de pesquisa tão árduo, é comum especular sobre as possíveis contribuições atribuídas aos resultados obtidos. Sobre a importância da pesquisa para a sociedade, Tayse coloca que explorar o contexto de desenvolvimento para a robótica, contribuirá para uma melhor aplicação de recursos em determinadas áreas conforme a cultura e necessidade de cada contexto.

 

Mediante a realidade presente no cenário brasileiro atual, Tayse pontua sobre a importância de investimentos em pesquisas universitárias para a sociedade. “Investimento em pesquisas é essencial, ainda mais quando se tem viés. Uma vez que investimentos em inovação e tecnologia são sinônimos de crescimento e produtividade. Influencia também ao mensurar o grau de desenvolvimento do país.”

 

Em uma época tão dominada pela revolução tecnológica, o desenvolvimento de trabalhos que contribuem para a compreensão do processo de elaboração e construção de sistemas robóticos são de grande valia para a sociedade, uma vez que esta têm sido cada dia mais dominada pelas tecnologias desenvolvidas de maneira incansável e entusiasmada.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento