I Startup Weekend UNI em Palmas traz ideias inovadoras

O evento contou com a participação de jovens empreendedores de várias localidades do Tocantins

Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
06/06/2019 • Atualizado em 06/06/2019 10:32

No fim de semana entre os dias 31 de maio e 02 de junho aconteceu o I Startup Weekend Palmas UNI, evento de empreendedorismo mundial que fomenta a inovação do mercado.

 

Pela primeira vez na cidade e sendo sediada no Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra, a Startup Weekend UNI contou com a participação de 120 jovens empreendedores, entre eles estudantes da instituição, e uma equipe de 29 pessoas, organizadores e mentores.

 

Foram 54 horas de muito trabalho e troca de experiências, com a formação de 13 equipes que abordaram diversos temas, como saúde dos pets, reconhecimento mineral e alguns protótipos de gerenciadores de agendas. A ação também contou com mini palestras sobre como criar as startups.

 

O evento trabalhou com a potencialização do comportamento empreendedor dos participantes e isso trouxe grandes surpresas, com ideias inovadoras que trazem renovação para os temas escolhidos pelas equipes. “O Startup Weekend UNI foi um evento que foi um ponto fora da curva, porque veio com ideias que não são tradicionais, como o que a gente vê nos outros eventos do Weekend”, declarou um dos mentores, Jacirley Nascimento, que é gestor do projeto de Economia Digital para Startups em Araguaína.

 

A grande vencedora do fim de semana foi a equipe UniPet, com uma ideia voltada para a saúde de animais de estimação, e formada em sua maioria por estudantes do Ceulp/Ulbra. A estudante do curso de Medicina Veterinária, Andréia Japiassú, que fez parte da equipe ganhadora, expressou que a experiência de participar deste evento foi muito positiva, principalmente na resolução de problemas, “pra gente que está se formando foi uma oportunidade muito gratificante poder receber ajuda para colocar ideias, que as vezes a gente tem, para frente, mas acha que não pode virar de fato um negócio.”

 

A estudante conta que a vivência do evento foi frenética, “ vivemos intensamente 54 horas de evento, inclusive dormindo no Ceulp/Ulbra, e foi muito legal conhecer pessoas novas”. A UniPet foi composta por diversos cursos como Administração, Engenharia de Software, Farmácia e Engenharia Civil, e outras equipes também trabalharam com essa diversidade de áreas, mostrando que todos os cursos podem ter seu lado empreendedor.

Outra equipe vitoriosa formada com estudantes do Ceulp foi a Date Belle, que ficou em terceiro lugar com um projeto voltado para a beleza.

 

     

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento