Enfermagem e Fisioterapia realizam orientações em ação do Igeprev-TO

Momento ocorreu em comemoração ao dia do Servidor Público Aposentado

18/06/2019

Na data de ontem, 18/06, comemora-se o dia do Servidor Público Aposentado. A convite do  Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) conversaram com os servidores sobre a prática saudável de exercícios físicos e a importância de cuidar da saúde física e emocional. Mais de 30 atendimentos individuais foram realizados incluindo orientações, verificação da pressão arterial, encaminhamentos de serviços gratuitos, todos direcionados ao cuidado com a saúde do servidor aposentado.

 

Para a docente e fisioterapeuta Luciana Furtado, o convite para uma ação de atenção fisioterapêutica a esse público é muito importante. “Essa parceria rendeu entrevistas, orientações posturais, relaxamento muscular e encaminhamentos para diferentes instituições de atenção à saúde do Idoso, destaca a fisioterapeuta. Em contrapartida os acadêmicos do curso de fisioterapia vivenciaram experiências da prática fisioterapêutica numa atenção social e humanística que só contribuiu com a formação dos futuros profissionais,” finaliza Luciana Furtado.

Já para a acadêmica Fernanda Corrêa Aires Santos, foi uma experiência muito gratificante. “Sabemos da importância de abordamos temas sobre a saúde como hipertensão e diabetes. Doenças crônicas que atingem principalmente os idosos. Durante a ação social no Igeprev adquirimos mais experiência prática e ajudamos aqueles que nos procuraram com orientações. Esperamos que outras ações como essas sejam disponibilizadas no Órgão e que possamos estar contribuindo ainda mais,” salientou Fernanda Aires.

 

Para o segurado e médico, Reynaldo Teles, aposentado há cinco anos, trata-se de uma ação significativa para a saúde do servidor aposentado, muito legal essa iniciativa. “Trata-se de um estimulo e um incentivo para darmos mais atenção a nossa saúde,” destaca Reynaldo Teles. “Desde o momento que acordamos, na hora do banho e principalmente quando vamos dormir temos que praticar alongamentos e exercícios que nos relaxem o corpo e a mente. A saúde tem que ser prioridade em nossas vidas,” frisou o médico.  

 

Já para o beneficiário Edson Lindoso Cavalcante, militar aposentado, só elogios para o atendimento no dia do Servidor Público Aposentado, no Igeprev, já que para ele cuidar da saúde física é cuidar também da saúde emocional.

Para Dona Maria Alice, professora aposentada há mais de 16 anos foi uma oportunidade maravilhosa, para cuidar de alguns probleminhas adquiridos ao longo dos 30 anos em sala de aula. “Adorei! Vim pra receber atendimento previdenciário e ainda recebi orientações sobre como tratar dos meus problemas de articulação,” complementou a aposentada.

 

Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, a prevenção e a qualidade de vida são fatores importantes para todo ser humano, principalmente para a melhor idade. “Acredito que foi uma experiência proveitosa e interativa para todos os que puderam participar, onde podemos contribuir um pouco com os aposentados, para que eles possam se planejar melhor contra algumas doenças da idade e manter uma vida mais ativa,” pontuou Sharlles Fernando.

O Igeprev conta com 14.200 beneficiários, entre aposentados e pensionistas, trabalhadores que ajudaram escrever um pouco a história do Tocantins.

 

Com informações de Igeprev-TO

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento