Publicado em: 16/07/2019 17:32 - Atualizado em: 16/07/2019 17:32

A expressão do cuidado por meio da Enfermagem


Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo

Atenção e cuidado sempre andaram em conjunto com a Enfermagem. Além de prevenir, promover e ajudar a restituir a saúde do paciente, o enfermeiro também tem grande contato com a família e outros diversos profissionais da saúde, por isso uma das características mais importantes para a profissão é a empatia com o próximo.

Com isso em mente, nós fomos conhecer um pouco mais do curso de Enfermagem aqui no Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra com a coordenadora Solange Maria Miranda e saber sobre o trabalho de desenvolvimento dos estudantes da área.

 

Ceulp/Ulbra: O que você diria para alguém que pensa em fazer Enfermagem? O que esse aluno precisa ter?

Solange: Enfermagem é um curso que lida direto com vidas, ele é considerado o curso da assistência, o profissional que mais tem contato com o paciente, então é preciso ter acima de tudo postura ética, conhecimento, ter vontade, habilidade e destreza. É necessário realmente gostar da área e ter muita segurança, aproveitar cada momento do curso, porque aqui nós temos essa formação com qualidade, não é atoa que nós somos referência no estado do Tocantins.

 

Ceulp/Ulbra: O que destaca o curso de Enfermagem do Ceulp/Ulbra aqui no estado?

Solange: O curso de Enfermagem se destaca primeiro pela estrutura que temos, de laboratórios, estrutura física, um corpo docente muito qualificado, muito envolvido, e também temos a Clínica de Enfermagem que é o nosso grande diferencial, que assiste a comunidade, em um convênio que a gente tem com o município, servindo de referência para toda a parte de grandes curativos em Palmas.

 

Ceulp/Ulbra: Esse trabalho que é feito em atendimento a comunidade, como ele funciona?

Solange: Nós temos os estágios curriculares, que temos tanto na atenção primária, quanto na secundária e terciária. Na atenção primária nós atendemos nas Unidades Básicas de Saúde todo paciente, desde gestante à crianças, adulto e idoso e atendemos também na terciária, na parte hospitalar, então temos atendimento no Hospital Infantil de Palmas, no Hospital Dona Regina, tanto a parte da mulher quanto do recém-nascido, e temos a parte toda no Hospital Geral de Palmas, onde atendemos todas as especialidades, traumatologia, oncologia, clínica médica, clínica cirúrgica, pronto-socorro, centro cirúrgico, urgência e além disso temos também estágio nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul.

 

 

Ceulp/Ulbra: Esses estágios se iniciam mais ou menos em qual período?

Solange: Aulas práticas aqui em laboratório nós começamos desde o segundo período e prática com paciente é iniciado no quarto período até o último período de estágio do curso nos módulos de prática supervisionados.

 

Ceulp/Ulbra: Como é o atendimento a comunidade na Clínica de Enfermagem?

Solange: A Clínica de Enfermagem atende aos grandes curativos, que a gente chama de feridas. São pacientes diabéticos, pacientes graves que tem uma assistência diferenciada, então nós somos a referência para o município de Palmas, mesmo do Hospital Geral, das Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento, esses pacientes são encaminhados para a Clínica de Enfermagem do Ceulp que fica no NAC (Núcleo de Atendimento à Comunidade) e lá eles recebem um atendimento de primeira qualidade, com o envolvimento dos estudantes. Os alunos que já estão no penúltimo semestre estão preparados para dar esse suporte. O atendimento acontece de segunda a sexta, no período da tarde e durante os fins de semana os pacientes são encaminhados ao Pronto Atendimento.

 

Ceulp/Ulbra: Como são os laboratórios utilizados durante o curso?

Solange: Nós temos um laboratório completo, com bonecos, com instrumentais, onde o aluno começa a prática por aqui no laboratório de Semiotécnica e depois ele tem condições de ir para a prática com o paciente através desse conhecimento prévio. Nós temos uma estrutura que favorece, tanto de laboratório, de instrumental, quanto de pessoal, que proporciona uma formação de excelência ao aluno, ele sai daqui um profissional com competência por causa da sua formação.

 

Ceulp/Ulbra: O curso de Enfermagem aqui do Ceulp desenvolve pesquisas na área?

Solange: Nós temos um núcleo de pesquisa, temos alguns professores que desenvolvem pesquisas junto com outros profissionais e outros cursos e temos pesquisas com o envolvimento dos alunos por meio do PROICT, PIBIC, alunos vinculados ao projeto do GEPEPS, e isso é ótimo porque é multiprofissional. Nós temos uma pesquisa grande cadastrada que é sobre a questão da qualidade de vida no trânsito, onde temos um índice elevadíssimo de mulheres em idade fértil que morrem por conta da falta de educação no trânsito, então a gente vem desenvolvendo esse projeto, que é fruto de uma tese de doutorado de uma das nossas professoras, e tem uma equipe interdisciplinar e interinstitucional.

 

Ceulp/Ulbra: E sobre os egressos, quais as áreas mais comuns de atuação do estudante formado no curso?

Solange: Temos a grande maioria de formados trabalhando na assistência, e como o Tocantins é um estado com vários municípios pequenos, nós temos vários alunos que hoje são Secretários de Saúde, egressos que atuam na docência também, na gestão e também na parte de auditoria e consultoria, então a Enfermagem é um leque de oportunidades.

 

Ceulp/Ulbra: Como é o mercado de trabalho para Enfermagem aqui no estado?

Solange: O campo é muito vasto, é uma área que necessita muito de profissionais, porque a nossa população além de estar envelhecida, também é muito doente, já que não é assistida com qualidade desde a atenção básica, então há uma sobrecarga na atenção secundária e terciária, ou seja, o indivíduo não é assistido de forma preventiva e termina adoecendo e indo para a parte hospitalar, o que onera muito mais o estado e próprio paciente.

 

 

Ceulp/Ulbra: O que você escuta dos egressos sobre a importância da formação deles aqui na instituição?

Solange: É muito bom encontrar esses egressos, as vezes eu brinco com eles e digo “não pode ser só assim! A gente tem que querer mudar e aprender” quando eles dizem como tem saudade aqui do Ceulp/Ulbra e que se tivesse que fazer outro curso fariam Enfermagem novamente aqui na instituição, é muito bom a gente ouvir isso do aluno que agradece tudo que está aplicando na prática ao que aprendeu aqui no curso, acho que essa é a maior satisfação que temos encontramos egressos que relatam o orgulho de ter se formado aqui e que se projeta. Temos grandes expoentes na assistência aqui de Palmas, na gestão, todos eles formados no Ceulp e isso nos deixa muito orgulhosos de saber que estamos no caminho certo, de formarmos indivíduos com competência, humanos e com o perfil que atenda a necessidade da população.

 

Solange Maria Miranda Silva possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1974), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Foi diretora de Enfermagem do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB). Atualmente é coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra. Coordenou o Comitê de Ética do Ceulp/Ulbra de 2004 a 2010. Atualmente é Conselheira do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen e membro da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Cofen. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: obstetrícia, gravidez, adolescente, pre-school children e hanseníase.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000