Docente participa do 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva

A ação foi realizada no mês de agosto em São Paulo

04/09/2019 • Atualizado em 04/09/2019 15:16

Projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Rede de Leitura Inclusiva tem o intuito de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência, fornecer livros acessíveis e engajar os profissionais que atuam como intermediários da leitura para que este público também seja contemplado em suas atividades.

 

A ação acontece em âmbito nacional onde cada Estado é mobilizado a formar Grupos de Trabalho para que construam novas ações de leitura e inclusão ou potencializem as já existentes. O Grupo de Trabalho do Tocantins – Palmas (GT Tocantins) foi criado em junho de 2015 quando, a Fundação Dorina Nowill, a partir da visita de Perla Assunção, convidou profissionais de várias instituições e iniciou as atividades do grupo.

 

O 1º Encontro de Leitura Inclusiva do Tocantins ocorreu no ano de 2015, no Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra. No ano de 2016 houve o 1º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva, em São Paulo.

 

No mês de agosto de 2019, a professora Ana Beatriz Dupré, foi convidada a participar do 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva, ocorrida em São Paulo. Na ocasião estiveram presentes a bibliotecária da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, Alessandra Santarém, a produtora cultural do SESC/TO, Geovana Lima, e representantes de todos os GT´s que compõem a Rede de Leitura Inclusiva.

    Os autores Francisco Hélito (cego), Edimilson Sacramento (cego),

ator Lázaro Ramos e articuladoras da Rede de Leitura Inclusiva,

Perla Assunção e Angelita Garcia

 

Para a professora Ana Beatriz, o Encontro reafirmou-se a importância de promover o acesso à leitura a todas as pessoas, assim como a projetos culturais, para uma formação global e cidadã.

 

Durante o evento houve a apresentação da pesquisa “Cenário da Leitura Acessível no Brasil”, do Data Folha.

Materiais recebidos durante o evento e que estão disponíveis no Alteridade

 

 

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento