Publicado em: 04/09/2019 15:16 - Atualizado em: 04/09/2019 15:16

Docente participa do 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva

A ação foi realizada no mês de agosto em São Paulo




Projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Rede de Leitura Inclusiva tem o intuito de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência, fornecer livros acessíveis e engajar os profissionais que atuam como intermediários da leitura para que este público também seja contemplado em suas atividades.

 

A ação acontece em âmbito nacional onde cada Estado é mobilizado a formar Grupos de Trabalho para que construam novas ações de leitura e inclusão ou potencializem as já existentes. O Grupo de Trabalho do Tocantins – Palmas (GT Tocantins) foi criado em junho de 2015 quando, a Fundação Dorina Nowill, a partir da visita de Perla Assunção, convidou profissionais de várias instituições e iniciou as atividades do grupo.

 

O 1º Encontro de Leitura Inclusiva do Tocantins ocorreu no ano de 2015, no Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra. No ano de 2016 houve o 1º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva, em São Paulo.

 

No mês de agosto de 2019, a professora Ana Beatriz Dupré, foi convidada a participar do 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva, ocorrida em São Paulo. Na ocasião estiveram presentes a bibliotecária da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, Alessandra Santarém, a produtora cultural do SESC/TO, Geovana Lima, e representantes de todos os GT´s que compõem a Rede de Leitura Inclusiva.

    Os autores Francisco Hélito (cego), Edimilson Sacramento (cego),

ator Lázaro Ramos e articuladoras da Rede de Leitura Inclusiva,

Perla Assunção e Angelita Garcia

 

Para a professora Ana Beatriz, o Encontro reafirmou-se a importância de promover o acesso à leitura a todas as pessoas, assim como a projetos culturais, para uma formação global e cidadã.

 

Durante o evento houve a apresentação da pesquisa “Cenário da Leitura Acessível no Brasil”, do Data Folha.

Materiais recebidos durante o evento e que estão disponíveis no Alteridade

 

 

 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000